Portal do Município de Piracicaba

Maio Laranja: Caminhada da Família convida população para ato de conscientização

Ação pretende ampliar o debate sobre proteção à infância e fortalecimento dos vínculos familiares

Por CCS / Publicado em 27/05/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.

Com o slogan Laços que Protegem, Amor que Transforma, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias, promove neste sábado, 30/05, a Caminhada da Família, ação que integra a programação do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A imagem apresenta, em um plano fechado, uma mão humana estendida sobre uma superfície de madeira rústica e envelhecida, com veios e texturas bem marcados. Sobre a palma da mão, repousa uma fita de cetim na cor laranja, dobrada no formato clássico de laço de conscientização. A extremidade longa da fita estende-se para a direita, atravessando a imagem horizontalmente sobre a madeira. A iluminação é suave e uniforme, destacando o contraste entre a textura orgânica da madeira ao fundo e a superfície lisa e brilhante da fita. O laço laranja é um símbolo internacionalmente reconhecido para diversas causas de saúde e sociais, incluindo a conscientização sobre a esclerose múltipla, o combate ao câncer de rim, a prevenção da automutilação e o apoio a sobreviventes de violência sexual.
Programação integra Maio Laranja, correspondente à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A concentração será às 8h30, no bolsão de estacionamento da Estação da Paulista. A caminhada seguirá pela rua Governador Pedro de Toledo até a Praça José Bonifácio e deve reunir famílias, instituições e a população em um momento de conscientização e mobilização social.

A proposta da ação é chamar a atenção da população para a proteção das crianças e adolescentes, além de fortalecer os vínculos familiares e incentivar a participação da sociedade no enfrentamento à violência infantil.

Segundo o secretário municipal de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, a caminhada é um convite para que a população se una em defesa da infância. “Queremos mobilizar as famílias e toda a comunidade para refletir sobre a importância do cuidado, da proteção e do acolhimento das nossas crianças e adolescentes. Quando a sociedade participa e se une em torno dessa causa, fortalecemos a rede de proteção e mostramos que ninguém está sozinho nessa luta”, destacou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.