Em 21 dias, desde o início das ações em alusão ao movimento Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) realizou oito ações de conscientização e fiscalizou 127 veículos em duas operações Hércules deflagradas no período. As ações acontecem em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e as polícias Militar (PM) e Militar Rodoviária (PMR). Este ano a campanha, que busca conscientizar para redução de acidentes no trânsito, tem como tema Paz no Trânsito Começa por Você. As ações seguem até o dia 31 de maio.

Operação Hércules realizada no dia 16 de maio com Semuttran e GCM

Desde o dia 1º, foram realizadas oito blitzes educativas em vários pontos da cidade, em conjunto com a GCM e a PM, onde são feitas abordagens educativas com o objetivo de orientar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para redução de acidentes nas vias. Além da distribuição de materiais da campanha, os veículos passam por verificações e são orientados caso seja encontrada alguma irregularidade.

Alguns pontos em que foram feitas as ações foram escolhidos pelo alto índice de acidentes registrados nos locais, como os cruzamentos da Avenida Saldanha Marinho com a Independência, feito no dia 06/05, e a Avenida Comendador Luciano Guidoti com a Professor Alberto Vollet Sachs, realizado dia 09/05.

Operação Hércules realizada no dia 5 de maio pela Semuttran e GCM

A secretária da Semuttran, Jane Franco, explica que o movimento internacional Maio Amarelo foi criado para conscientização de segurança e redução de acidentes no trânsito, e em 2021, a organização do movimento em Genebra lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), que tem como meta prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

“É um desafio para os países participantes, e para nós da pasta, que trabalhamos incansavelmente para reduzir os números de Piracicaba, principalmente com o modal dos motociclistas. Somos resilientes e estamos atentos para diminuir esses acidentes através de todas as ações que estamos fazendo, até zerarmos esses índices”, explica.

HÉRCULES – Em 21 dias, foram realizadas duas operações Hércules com o objetivo de fiscalizar motocicletas e conscientizar os condutores. A primeira ação foi realizada entre 7h30 e 10h do dia 02/05 na SP 135, no acesso a Piracicaba pela Avenida Doutor Cássio Pascoal Padovani, e a última no dia 16/05, entre 10h e 11h, no cruzamento da avenida Doutor Paulo de Moraes com a rua Bom Jesus.

Motos apreendidas durante operação Hércules no Maio Amarelo

Nas duas ações, foram fiscalizados 127 veículos, com a autuação de 52 motociclistas e motoristas por irregularidades de trânsito. Oito veículos, sendo duas motocicletas e seis automóveis, também foram apreendidos.

“As operações durante o mês de maio têm o objetivo principal de conscientizar os condutores de motocicletas a trafegarem com segurança e também dentro das normas estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), diminuindo assim os riscos de acidentes”, explica o subinspetor da GCM, Marcos Rodrigues.