Portal do Município de Piracicaba

Jaraguá recebe Arrastão contra a Dengue no sábado, 25/07

Trabalho é realizado pelas Equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes, inservíveis que podem ser criadouros do Aedes aegypti são recolhidos

Por CCS / Publicado em 23/07/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

O bairro Jaraguá recebe o Arrastão da Dengue neste sábado, 25/07. As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrem os bairros das 8h às 14h, para recolher inservíveis que podem acumular água e servir de local para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O ponto de encontro é o Varejão do São Jorge, localizado ao lado do Terminal do bairro. Os arrastões realizados até maio deste ano recolheram 163 toneladas de material.

Nesta imagem, uma pessoa está agachada em um piso de concreto, estendendo a mão direita em direção a um recipiente branco, semelhante a uma tigela, que está posicionado no chão. A pessoa usa um boné bordô, uma camisa de mangas compridas cinza e tênis de corrida azul-claro com cadarços amarrados. Ao lado do recipiente, há um pequeno suporte branco com algumas plantas. O ambiente parece ser uma área externa ou uma varanda, com uma porta escura e detalhe em amarelo na parede ao fundo.
Vasilhas dos animais de estimação precisam ser lavadas todos os dias para evitar proliferação de mosquitos

Até o dia 17/07, foram registradas, em dados provisórios, 6.542 notificações, com 74 confirmações de dengue e nenhum óbito. Em dados consolidados, no mesmo período de 2025, foram 20.525 notificações, 5.735 confirmações e 5 óbitos e em 2024, 56.582 notificações, 28.429 confirmações e 16 óbitos.

O arrastão integra o conjunto de ações permanentes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para estimular a população a intensificar a verificação de possíveis criadouros dentro das residências, além de orientar sobre as medidas de combate ao mosquito e reforçar a importância da participação de todos para evitar a proliferação do vetor.

PREVENÇÃO – Dez minutos por semana bastam para incluir rotinas de prevenção contra o Aedes aegypti. É preciso ficar atento em locais e equipamentos que podem acumular água, mesmo aqueles que não parecem óbvios, como ralos em locais externos e reservatórios de degelo de geladeira, por exemplo.

É importante também receber bem os agentes de saúde e de endemias que vão até as casas para orientar e vistoriar. Eles são aliados essenciais no combate à dengue, zika e chikungunya.

Entre os principais cuidados para prevenir a dengue estão eliminar focos de água parada, manter pratos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas com a boca para baixo, limpar calhas, não descartar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, tratar piscinas com cloro, evitar o acúmulo de água em pneus e lavar semanalmente os bebedouros de animais.

O uso de repelente, que pode ser retirado gratuitamente por gestantes e pessoas com dengue nas unidades de saúde, também é recomendado, especialmente em ambientes fechados. Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.

VACINA – A vacina contra a dengue segue disponível na rede municipal de saúde para crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto UBS Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nos feriados e pontos facultativos, as unidades permanecem fechadas e portanto, não há vacinação.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.