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Inscrições para o concurso cultural Humanizar para se Entender terminam amanhã, 30/04

No ano passado, o projeto Mala da Diversidade, da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, foi o vencedor do concurso

Por ancsilva / Publicado em 29/04/2025  / Atualizado em 30/04/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

Termina amanhã, 30/04, o prazo para as inscrições no concurso cultural Humanizar para se Entender, realizado pelo Instituto EP, que integra a programação do 4º Fórum Diálogos na Educação. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente por meio do site www.dialogosnaeducacao.com.br/2025/regulamento/, seguindo as orientações de preenchimento do formulário de inscrição descritas no regulamento, até às 23h59 do dia 30/04. Podem se inscrever entre 1 e até 4 participantes para cada projeto, moradores da área de cobertura do Grupo EP do estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, detalhando os objetivos, número de alunos participantes e resultados alcançados.

O objetivo do concurso é reconhecer e premiar iniciativas de educadores e escolas da rede pública de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Ciclo I e II, que promovam um ambiente acolhedor e humanizado.

O projeto vencedor será anunciado durante o Fórum Diálogos na Educação e receberá um prêmio de R$ 6.000,00, mesmo valor a ser entregue à escola onde o projeto é realizado. A 4ª edição do Fórum será realizada de forma presencial, com transmissão ao vivo, no dia 22/05.

A imagem mostra duas mulheres em um palco, segurando um grande certificado de prêmio. A mulher à esquerda está vestindo um vestido laranja e a mulher à direita está vestindo um vestido preto. Ambas as mulheres estão sorrindo e parecem felizes. O certificado de prêmio diz "Professora Vencedora Ana Lydia Costa Gouveia" e "Projeto Mala da Diversidade". Há também logos de várias organizações no certificado. O fundo é amarelo e há um palco atrás das mulheres. A imagem parece ter sido tirada em um evento de premiação ou conferência.
A professora Ana Lydia Costa Gouveia, da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza concebeu o projeto vencedor que reforça o combate ao racismo estrutural

No ano passado, o projeto Mala da Diversidade: A Construção da Identidade Ética e o Respeito às Diferenças foi o vencedor do concurso. A professora Ana Lydia Costa Gouveia, da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, em Piracicaba, concebeu o projeto que reforça o combate ao racismo estrutural e promove valores essenciais como a ética e o respeito pelas diferenças, levando os alunos a decorarem bonecos feitos em EVA como se fossem representações deles mesmos.

“Os projetos a serem inscritos têm como desafio mostrar que, por trás de cada interação, processo e tecnologia, existem pessoas com sentimentos, histórias e significados. A proposta é humanizar as relações, promovendo um ambiente mais empático e inclusivo. As iniciativas devem valorizar os alunos como pessoas dotadas de singularidade e valor, com capacidade para sentir, acolher e transformar”, explica Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.


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