{mosimage}Apresentado nesta segunda-feira (25), o projeto de acessibilidade para a Escola Técnica Estadual Cel. Fernando Febeliano da Costa (Industrial). O anúncio do projeto foi feito durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito Barjas Negri em conjunto com o vereador José Luiz Ribeiro, a diretora da escola Teresinha Specht Finguerut e a representante da Caterpillar, Sueli Agostinho.
O objetivo é promover algumas reformas na unidade a fim de adaptá-la para receber alunos portadores de necessidades especiais. Além da melhoria, será montada na escola uma central de formação de soldadores para atender a demanda local.
De acordo com o Vereador José Luiz Ribeiro, as empresas da cidade têm um déficit de mais de 300 soldadores, além decaldeireiros, mecânicos de manutenção entre outros. “Por outro lado a lei exige que 5% do quadro funcional de uma empresa seja composto por portadores de deficiência, o que tem sido inviabilizado aqui em Piracicaba por falta de profissionais com deficiência capacitados”. {mosimage}
Entre as empresas nessa situação, está a Caterpillar que emprega 5 mil trabalhadores, desse total 150 são portadores de deficiência, mas precisaria ter pelo menos 250 funcionários. Nesse sentido, a Caterpillar se apresentou como parceira, elaborando o projeto de acessibilidade e da Central de formação de soldadores.
O projeto de acessibilidade que prevê a implantação de rampas, carteiras, banheiros e portas, além da capacitação dos professores para a inserção desses alunos na unidade. A estimativa é de que sejam gastos cerca de R$120 mil e que a unidade esteja adaptada para receber esses alunos no início do ano letivo de 2008.
O prefeito Barjas Negri ressaltou a importância da melhoria e da ampliação do ensino técnico na cidade e lembrou que a sua administração vem trabalhando com o projeto a médio prazo para fazer de Piracicaba um pólo tecnológico. “Nosso objetivo é fortalecer a política de apoio, incentivo e valorização do ensino técnico, primordial à expansão da cidade, que é um dos principais pólos de crescimento industrial, metalúrgico e sucroalcooleiro do país”, disse. Barjas Negri lembrou ainda que recentemente apoiou o investimento de R$ 1,2 milhão pelo governo do Estado na reforma ETE Cel. Fernando Febeliano da Costa e que vai investir ainda na construção de mais uma unidade de ensino técnico na Paulista e na implantação de um centro tecnológico da Fatec