Mais de 40 professores da rede pública de ensino de Piracicaba iniciaram na noite de ontem, 03/04, a 16ª edição do projeto Humor na Sala de Aula. As oficinas integram a programação do 51º Salão Internacional de Humor e seguem até o mês de maio.
As aulas ministradas pelos artistas Erasmo Spadotto e Eduardo Grosso, abordarão temas como Histórias Jogáveis em Dias de Chuva; O Humor nos Tempos de Cólera; Caricaturas e Animando o Inanimado. A ideia do projeto é repassar aos professores, conceitos básicos sobre o desenho de humor, linguagem da caricatura e a criação de narrativas, para que os mesmos possam disseminar em sala de aula, ajudando no processo formativo dos alunos.
O diretor do Salão Internacional de Humor, Junior Kadeshi, falou sobre a importância da oficina e de como ela pode influenciar no desenvolvimento das crianças. “Esta iniciativa visa capacitar os professores para instruírem os alunos a participarem do Salãozinho de Humor. No entanto, nosso objetivo vai além disso. Queremos fomentar o desenvolvimento de crianças com um senso crítico aguçado, despertando nelas uma consciência para os acontecimentos em nossa sociedade. Muitas vezes subestimamos sua capacidade de compreensão, mas elas estão profundamente atentas ao que ocorre ao seu redor. Agradecemos a todos que aceitaram esse desafio.”
“É uma honra muito grande estar aqui hoje, nesse projeto tão lindo que se inicia com as primeiras oficinas. Gostaria de expressar minha gratidão aos envolvidos, por essa parceria entre Cultura e Educação, uma colaboração de extrema importância. É essencial que a educação seja também um espaço para criatividade e inovação, e que nossas crianças possam se desenvolver e aprender mais sobre a arte.”, disse o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame,
“Agradecemos a parceria com a secretaria da Ação Cultural que oportuniza a oferta das oficinas aos professores da rede, com aulas teóricas e práticas, visando a participação no 22° salãozinho de humor. Considerando que os conhecimentos adquiridos serão compartilhados com as crianças, contribuindo ativamente no processo de aprendizagem, sendo a arte uma forma de linguagem, podendo assim aguçar a percepção visual e estimular a criatividade, ajudando no desenvolvimento de nossos alunos”, disse a coordenadora do Departamento de Educação Básica da SME, Viviane Gimenes.
Serão seis semanas de oficina, onde os encontros serão realizados às quartas-feiras até o dia 15 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Educação.
O projeto é realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (Cedhu) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (SME).