Entre as espécies plantadas estão araçás, pitangueiras, babosa-branca, cereja-do-riogrande e quaresmeira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel) e Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), segue com o plantio de mudas na cidade no programa Arborização + Segura, executado pela CPFL Paulista. O programa da companhia prevê a substituição de árvores que podem causar danos às redes de energia elétrica, causando apagões e outros prejuízos, com compensação de plantio de 5 para 1. As novas árvores têm porte adequado, não oferecendo risco para as redes de distribuição de energia.

Até o momento, as equipes de plantio da Simap atenderam, na primeira etapa do programa, os bairros São Dimas, Campestre, Santa Rita, Vila Independência, Bairro dos Alemães, São Judas e Bairro Alto.

A CPFL é a responsável pelo fornecimento das mudas, que, entre as espécies, tem araçás, pitangueiras, babosa-branca, cereja-do-riogrande, quaresmeiras, ipê branco, ipê amarelo, pata de vaca, aldrago, pitanga, canudo de pito, entre outras. A Simap, responsável pelo plantio das mudas, é quem mapeia os locais onde as novas árvores são plantadas.

SANTA RITA – No bairro Santa Rita, a CPFL executou, nesta semana, a substituição de pouco mais de 20 árvores. O titular da Semozel, Marcio Marino, esteve na região na manhã de hoje, 04/04, para acompanhar o recolhimento dos resíduos na região.

“Foi feita a supressão de pouco mais de 20 árvores que estavam interferindo na rede de energia. É um serviço necessário como medida de segurança, para evitar que, em dias de chuva e ventos fortes, uma possível queda afetasse a fiação ou os postes, causando apagões no bairro ou até mesmo curto-circuito. Porém, as supressões serão compensadas com o plantio de cinco mudas para cada uma árvore retirada. As mudas que serão plantadas já são mudas desenvolvidas, com cerca de dois metros de altura, para que o crescimento dessa nova árvore seja mais rápido”, explicou.

Marino salientou também que a Prefeitura tem fiscalizado os serviços da CPFL Paulista. “Temos um acordo com a CPFL sobre o recolhimento dos resíduos das supressões, que deve ser feito em até três dias. Caso não seja cumprido, vamos notificar a autuar a companhia”, completou.

PROJETO – A seleção das árvores que serão substituídas foi feita por meio de um rigoroso levantamento técnico que considera os indivíduos que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da Prefeitura.

O programa contempla cinco aspectos: urbanismo e paisagismo; acessibilidade das calçadas; educação ambiental; segurança, que inclui redução de queda de árvores e acidentes, iluminação pública e sinalização de trânsito; e infraestrutura e energia.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como o rompimento de condutores, que pode ocasionar acidentes com pessoas, e risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia. As ocorrências acontecem, principalmente, em dias de temporais, com fortes ventos. Em 2023, a Prefeitura registrou a queda de aproximadamente 400 árvores durante dias de chuva – algumas delas caíram justamente sobre as redes de energia, acarretando em interrupções do fornecimento.