O Horto de Tupi será reaberto para uso público no sábado, 15/05, especificamente para atividades sem aglomerações e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme estabelecido no Plano São Paulo e nos decretos municipais para combate ao coronavírus.

Os protocolos incluem o uso obrigatório de máscaras, divulgação dos protocolos sanitários por meio de cartazes, orientações para não realizar quaisquer aglomerações e disponibilização de álcool em gel no Centro de Visitantes, para uso dos frequentadores. Além destes procedimentos, haverá fiscalização do espaço e, se houver o descumprimento dessas medidas, o Pelotão Ambiental poderá será acionado.

“As atividades de lazer ao ar livre contribuem muito para o bem-estar das pessoas, mas os frequentadores deverão estar atentos a todas as normas e medidas sanitárias vigentes”, declara Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente e membro do Comitê Gestor do Horto de Tupi.

Os sanitários do Horto de Tupi, localizados nas proximidades do Centro de Visitantes, foram reformados para oferecer maior conforto aos frequentadores, inclusive com dispositivos de acessibilidade. A higienização dos mesmos será realizada diariamente, sendo que é fundamental que cada pessoa, ao frequentar os sanitários, contribua para a manutenção da limpeza.

As atividades de educação ambiental que são realizadas no Horto de Tupi – desenvolvidas conjuntamente pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Sedema, e a equipe do Instituto Florestal (IF), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) – continuam sendo realizadas de forma virtual e são divulgadas nas redes sociais da Estação Experimental de Tupi (Facebook e Instagram).

A Estação Experimental de Tupi tem área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica, sendo que em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas.

Em junho de 2018 foi formalizada uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba para uso da área de visitação pública (22,3 hectares) e a gestão do local passou a ser compartilhada.

SERVIÇO – Horto Florestal de Tupi. Rodovia Luiz de Queiroz , Km 149. Contato: (19) 3438-7116. Horário de funcionamento: das 8h às 17h (diariamente)