
O prefeito Helinho Zanatta recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, e sua equipe, na manhã de hoje, 04/01, em seu Gabinete, para uma reunião de trabalho. Além do secretário, participaram a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola, empresários, representantes de empresas – Hyundai e Caterpillar – e de entidades – Simespi (Sindicato patronal das indústrias metalúrgicas e mecânicas de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Instituto Pecege, o deputado estadual Alex Madureira e os vereadores Gustavo Pompeo e Fábio Silva.
Lima incluiu Piracicaba em sua agenda de reuniões em cidades do Estado, que envolvem o setor público e empresários, como uma das regiões metropolitanas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, a convite do prefeito Helinho. “Agradeço a vinda do secretário a Piracicaba. Sua presença é muito importante”, disse Helinho.
O secretário estadual já visitou 325 dos 645 municípios do Estado com o objetivo de identificar a vocação de cada um para levar investimentos do Governo em qualificação de mão de obra, instalação de novas empresas, criação de emprego, estimular a exportação de grandes, médias e pequenas empresas, desburocratizar a abertura e o fechamento de novas empresas e levar internet 5G onde ainda não há, entre outras ações de desenvolvimento. “O que estamos propondo é reconstruir essa coalizão, entre o Estado e a Região Metropolitana com a liderança de Piracicaba. Helinho me procurou e eu vou ajudar. Estamos falando com todos os prefeitos para alinhar“, ressaltou.

Lima elencou os pontos fortes de Piracicaba como atrativos para investidores. Entre eles estão a força na produção de máquinas e equipamentos e a logística, além do potencial turístico sustentado pelo rio que corta o município.
Jorge Aversa, vice-presidente da Acipi e empresário, destacou o bom momento que o município vive. “Estamos no nosso melhor momento para crescer, com o prefeito Helinho, o secretário Jorge Lima, o deputado Alex Madureira e o governador Tarcísio e com um bom diálogo com sindicatos”, comemorou.
Helinho também propôs um trabalho em conjunto entre o poder público, empresários e Câmara para explorar o potencial do município, incentivando o turismo e o turismo de negócios com a revitalização da orla do rio Piracicaba, por exemplo. “Temos áreas para receber novas empresas, para realizar eventos. Estamos negociando a ampliação da pista do Aeroporto Pedro Morganti e intermediando a construção do fechamento do Anel Viário, com mais um trecho. Temos condições e temos potencial para crescer e precisamos da ajuda de todos”, finalizou Helinho.

“Temos uma agenda com o grupo de trabalho e a equipe do governo para definir as prioridades e prazos junto aos empresários, entidades e Legislativo. No dia 18 estaremos em Campinas para discutir o plano e os programas de incentivo com a equipe de governo”, ressaltou a secretária Thais Fornicola, destacando os próximos passos.