Forreggae é um termo que ficou conhecido no universo da música na década de 2000 por unir dois gêneros, o forró e o reggae, quando se notou a semelhança entre o padrão da batida da zabumba (forró) e a frequência do baixo nas canções de Bob Marley (reggae). No sábado, 20/04, o Engenho Central recebe um festival com bandas e atividades relacionadas ao forreggae, que acontece próximo à entrada da passarela Pênsil das 10h às 22h. A programação é totalmente gratuita.
O Forreggae no Engenho Central começa com oficina de acessórios em macramê da artista piracicabana Luci Boaventura, designer de produtos sustentáveis. O macramê é uma técnica de tecelagem manual com uso de nós, originalmente usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e toalhas. Todo o material da oficina será fornecido no local pela própria artista.
Em seguida, haverá apresentação de Paulinho Vinil. O DJ é um dos precursores e fomentador da cultura do DJ de Forró em Vinil. Iniciou sua carreira em 2004, participou de diversos eventos culturais e festas de forró nas casas tradicionais e undergrounds no Brasil. Em 2018, fez sua primeira aparição internacional e desde então está presente nos maiores festivais de forró do mundo.
Haverá também aulas de forró com dois conhecidos professores deste gênero em Piracicaba. A aula de forró, para iniciantes, será com o professor Léo Barrichello. O Forreggae no Engenho Central também oferece aula do estilo forró roots, com o professor Kaleb Maximuns.
“Entrega mais quem tem pouco e oferece tudo”, assim Mau Gomes acredita ser a essência de sua música. O piracicabano, que está há mais de 17 anos no ramo musical, é mais uma atração do Forreggae no Engenho Central com um repertório nostálgico e atual misturando do reggae ao rap, MPB ao internacional, com versões únicas e distintas pela peculiaridade de sua voz.
Representante do forró no evento de sábado no Engenho Central, Nando Nogueira é natural de Araguaína, no Tocantins, e apresentará obras de artistas como Dominguinhos, Mestre Zinho, Trio Nordestino e Benício Guimarães. Nando iniciou sua carreira ainda menino e cresceu acompanhando shows de nomes conhecidos da música brasileira. Ele já venceu por duas vezes o prestigiado Festival Nacional de Forró de Itaúnas, no Espírito Santos, além de ter apresentações em países da Europa no currículo.
Quem encerra o Forreggae no Engenho Central é o cantor e compositor piracicabano Vitinho Vianna, que tem mais de 500 mil visualizações de seu conteúdo musical no Youtube. Ele ganhou fama em todo o Brasil por releituras de pop, mpb, samba, sertanejo, pagode e reggae. Foi, por oito anos, vocalista da banda Naylha e escreveu mais de 50 músicas para o conjunto. Vitinho está em carreira solo desde 2020 e atualmente divulga o álbum O Lado Bom.
SERVIÇO – Forreggae no Engenho Central. Sábado, 20/04, das 10h às 22h, próximo à entrada da passarela Pênsil. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.