Portal do Município de Piracicaba

Exames laboratoriais crescem 77,71% em 5 anos

Por Comunicação Social / Publicado em 26/05/2010
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou na semana passada, balanço sobre o crescimento do número de exames laboratoriais. Nos últimos 5 anos, houve crescimento de 77,71% dos exames laboratoriais realizados pelas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento Médico (pronto-socorro) e serviços especializados como Saúde da Mulher, Centro de Doenças Infecto-Contagiosa, entre outras.

De acordo com dados do Serviço de Avaliação e Controle (SAC), após a reforma total do laboratório e também a ampliação da Atenção Básica, o número de exames cresceu significativamente saltando de 44.230 exames/mês em 2004, para 75.976 exames/mês registrados na média do ano passado.

Segundo o secretário municipal da Saúde Fernando Cárdenas, com a reforma da unidade e construção de novas Unidades de Saúde da Família (PSF), a Secretaria melhorou o fluxo de atendimento e as condições de trabalho de profissionais. “Nosso serviço de Laboratório Municipal é referência para a cidade e dá suporte para cerca de 150 unidades e também para realização de exames de DST/HIV/AIDS”, afirmou.

Outro trabalho importante foi a ampliação da oferta, agilidade e qualidade de exames realizados na Rede Municipal de Saúde. Exames como sangue, urina, fezes, aids, microbiologia, hormônios, entre outros, servem de suporte para as Unidade de Pronto Atendimento Médico que, realizados rapidamente, permitem maior eficiência do sistema de saúde e também auxilia o médico para um diagnóstico mais preciso e encaminhamento para um tratamento adequado mais ágil. Cárdenas disse ainda que continuará investindo em exames para melhorar ainda mais atendimento a população.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.