Portal do Município de Piracicaba
 

Espaço Pipa recebe Vivências Paradesportivas

Programa promove inclusão das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva

Por CCS / Publicado em 05/06/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma sala de atividades onde um grupo de pessoas, a maioria mulheres, está sentado em cadeiras de plástico brancas. Uma mulher com cabelo castanho escuro e vestida com roupas esportivas escuras está de pé na frente do grupo, segurando uma raquete de pingue-pongue laranja. Ela parece estar ensinando ou demonstrando algo ao grupo. Há uma mulher de costas para a câmera, usando uma camisa azul escura com a palavra "SELAM" impressa nas costas. As paredes são de cor bege claro e há um letreiro com a palavra "SAÍDA" indicando uma saída. A sala parece ser um espaço comunitário ou uma sala de atividades para pessoas com deficiência, dada a presença de vários indivíduos. A iluminação parece ser artificial, com lâmpadas fluorescentes no teto. O ambiente é calmo e organizado.
Aulas praticas de tênis de mesa para os alunos do Espaço Pipa

O Espaço Pipa, entidade de caráter filantrópico, assistencial e educacional mantida pela Associação Síndrome de Down de Piracicaba, recebeu nesta quarta-feira (04/06) mais uma ação do programa Vivências Paradesportivas, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.

Na ocasião, cerca de 20 alunos da entidade participaram de atividades com aulas práticas de tênis de mesa, além de movimentos corporais adaptados e rodas de conversa.

O programa tem como foco a inclusão, desenvolvimento motor, valorização das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva e conhecimento nas modalidades paradesportivas. “As ações são desenvolvidas em parceria com organizações da sociedade civil que atendem pessoas com deficiência e tem como objetivo ampliar o acesso ao paradesporto, promovendo experiências práticas e educativas”, explicou assessor da secretaria e responsável técnico pelo projeto Eduardo Azzini.

Victor César Gomes da Silva Santos, de 17 anos, atendido pela entidade, aprovou a ação. “Eu gosto do esporte e foi muito bom pra gente jogar tênis de mesa com os nossos amigos”, disse.

A imagem mostra um jovem com síndrome de Down em pé na frente de uma parede com o logotipo do "Espaço Pipa - Síndrome de Down". Ele está vestindo uma camiseta preta com a imagem de uma cabeça de leão e a palavra "Jesus" escrita embaixo. Ele está usando calças cinzas e parece estar em uma sala com um sofá preto atrás dele. A expressão facial dele é neutra, e ele parece estar olhando diretamente para a câmera. O logotipo na parede é de cor laranja e preta e inclui uma pipa de papel como parte do design. A imagem é bem iluminada e nítida. A imagem parece ter sido tirada em um ambiente interno.
Victor César Gomes da Silva Santos, de 17 anos, assistido pela entidade, aprovou a ação

Gabrielle Bortolim, professora de educação física da entidade, destacou que a ação foi de grande importância para os atendidos. “Foi uma grande oportunidade deles ingressarem e se aprimorarem nas modalidades esportivas e quem sabe futuramente nos representarem nas paralimpíadas. Alguns atendidos inclusive, após a vivência, demonstraram interesse em participar de treinamentos.

Para o secretário de Esportes, Roger Carneiro, o programa representa um avanço nas políticas públicas de inclusão no município. “Queremos garantir que pessoas com deficiência tenham a oportunidade de vivenciar o paradesporto como espaço de pertencimento, crescimento e autonomia. É uma ação que transforma vidas e promove o respeito à diversidade”, afirmou.

No dia 11 de junho, as atividades serão novamente realizadas no Espaço Pipa. Em maio, o programa esteve na Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba) e no CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba). Outras informações podem ser obtidas pelo (19) 3422-4165.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.