Mauro Bortoletto começou ainda jovem a improvisar com Manezinho (falecido), irmão Toninho da Viola

Luizão do Paudalho e Mauro Bortoletto são dois experientes cururueiros de Piracicaba que se apresentam amanhã, 30/09, às 18h, no Espaço Cultural Ditinha Penezzi, no Centro da cidade. Com realização do Coletivo Rede Cultural, o evento é gratuito e tem apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O mineiro Luizão do Paudalho aprendeu a gostar do cururu ainda jovem, quando acompanhava seu pai, que ouvia programas de rádio aos domingos de manhã em Piracicaba, como Pedro Chiquito, Jonata, Nhô Serra e Parafuso. Ele começou a improvisar para os conhecidos na fazenda onde morava e depois seguiu para as fazendas ao redor. O cururu tornou-se uma paixão.

Mauro Bortoletto também começou ainda jovem a improvisar com Manezinho (falecido), irmão de Toninho da Viola, e foi desenvolvendo as rimas. Hoje, aos 79 anos, continua atuando e encantando o público.

O cururu é uma manifestação cultural provavelmente de origem indígena, como apontam alguns estudos, ressignificada no contato entre povos indígenas e colonizadores europeus. Tem forte expressão na região Centro-Oeste e parte do Sudeste, em especial no Médio Tietê, como em Piracicaba, de onde acredita-se que tenha se espalhado para os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Na região de Piracicaba, o cururu é caracterizado pelo embate entre cantadores com desafios de rimas, além de algumas de inspiração religiosa e outras profanas, um estilo de repente caipira acompanhado por violas.

SERVIÇO – Cururu com Luizão do Paudalho e Mauro Bortoletto. Amanhã, 30/09, às 18h, no Espaço Cultural Ditinha Penezzi. Entrada gratuita. Na rua do Rosário, 1337, Centro.