Prefeito Luciano Almeida salientou que a adequação à cultura ESG começa nas empresas mas também no setor público

Em encontro na Acipi na manhã de hoje, 03/04, o prefeito Luciano Almeida e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, apresentaram o Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG, idealizado pelo Executivo, para representantes da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). O objetivo foi divulgar o conceito, os objetivos e os benefícios do programa, bem como discutir as necessidades da incorporação da cultura ESG pelo poder público municipal.

“A adequação à cultura ESG começa nas empresas mas também no setor público, que, de uma forma geral, já é pautado em questões ambientais, sociais e de governança. Sendo assim, a implementação do programa em Piracicaba é a evolução de um processo que já ocorre em muitos lugares pelo mundo; é um primeiro passo que, agora, pode ser estendido a outros municípios. Assim será possível fazer com que essa cultura chegue à sociedade. Esse é o caminho”, salientou Luciano Almeida durante o encontro.

Salvaia ainda complementou que, além do programa, mais ações estão sendo desenvolvidas para expandir o ESG na cidade. “Nossa ideia é começar a integrar a RMP à agenda, tornando o ESG mais conhecido e, em consequência, possibilitar que as adequações, seja pelo poder público, iniciativa privada e sociedade, aconteçam a curto, médio e longo prazo. E, concomitantemente, estamos agora elaborando um projeto de inserção do ESG na grade curricular das escolas. Queremos, no segundo semestre, aplicar um piloto desse projeto, nas salas dos quintos anos do ensino municipal, mas também temos a intenção de ampliar isso para o ensino estadual técnico”, explicou.

Durante encontro, Alex Salvaia destacou que, além do programa, mais ações estão sendo desenvolvidas para expandir o ESG na cidade

Apresentado oficialmente em 22/02, o Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG objetiva que as empresas interessadas obtenham a certificação do Executivo que reconhece o comprometimento das organizações em conduzir ações mais éticas e positivamente impactantes à sociedade e ao meio ambiente.

Ao ingressar no programa, a empresa terá sua maturidade em ESG medida em 56 itens organizados em seis dimensões, por meio de respostas dadas por elas mesmas em questionário enviado pela Prefeitura. Com o relatório proveniente da avaliação de todos os itens, a empresa pode obter o selo de Organização ESG ou o selo Jornada ESG. Para assegurar a legitimidade da avaliação, a Prefeitura realizará verificações internas, mantendo a confidencialidade das informações das empresas. O preenchimento do questionário deverá ser feito em até 30 dias após a inscrição.

Entre os benefícios em obter a certificação em ESG estão risco reputacional baixo, já que empresas com foco em ESG têm menos chances de crises, uma vez que se tornam mais estáveis e consolidadas; retenção de talentos; melhor relação com clientes e com o mercado financeiro, porque iniciativas ESG podem afetar o valor da empresa, tornando-as importante para os investidores e aumentando o próprio valor no mercado.

Representando a cidade de Cordeirópolis, o diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Edvaldo Antonio de Oliveira, participou do evento e garantiu que o município vai aderir ao programa. “É uma iniciativa que aborda um tema necessário e viabiliza que empresas e também o poder público façam um planejamento das ações fundamentais para iniciar esse caminho do ESG. Queremos, agora, levar esse programa para Cordeirópolis, para dentro das secretarias municipais, apresentar aos gestores, e, assim, incutir a cultura ESG na nossa cidade”, declarou.

INSCRIÇÕES – Para integrar o processo dentro do programa é necessário inscrição prévia, pelo link direto https://esg2.com.br/cadastro.

O edital completo do programa pode ser acessado na íntegra no site do Diário Oficial (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/20/ – página 39).