Escolas municipais são reconhecidas pelo progresso na avaliação de Fluência Leitora
Avaliação faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do Governo Federal; Secretaria de Educação celebra avanços e reforça a importância da alfabetização na idade certa
Dezessete escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba foram reconhecidas pelo bom desempenho na avaliação de Fluência Leitora, aplicada em 2024. A avaliação faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do Governo Federal.
As unidades escolares premiadas avançaram pelo menos dois pontos no Índice de Fluência Leitora (IFL) na prova de saída, realizada nos meses de novembro e dezembro, em comparação com a avaliação de entrada, aplicada em março.

As escolas que receberam o reconhecimento foram: Adolfo Basile, Alberto Thomazi, Aracy de Moraes Terra, Carlos Sodero, Décio Miglioranza, Escola Municipal do Bairro Santana, Fábio de Souza Maria, Francisco Corrêa; João Batista Nogueira, João Perin; Judith Moretti Accorsi, Luis Claudio Alves, Manoel Rodrigues Lourenço, Rachel de Queiroz; Taufic Dumit, Thales Castanho de Andrade, e Wilson Guidotti.
A avaliação de Fluência Leitora identifica se as crianças são pré-leitoras, leitoras iniciantes ou leitoras fluentes. O teste consiste na leitura de textos pré-definidos, e considera fluentes os alunos que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente por minuto, além de 28 a 40 pseudopalavras (termos sem significado) e que atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto. O índice de fluência leitora varia em uma escala de zero a 10, quantificando o nível de leitura dos estudantes.
Os educadores receberam certificados e kits com livros para as salas de leitura como reconhecimento pelos bons índices alcançados.
