A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), apresentou oficialmente na tarde de hoje, quinta-feira, 22/02, no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG, para que as empresas interessadas participem com o intuito de obter a certificação do Executivo que reconhece o comprometimento das organizações em conduzir ações mais éticas e positivamente impactantes à sociedade e ao meio ambiente. A participação é gratuita e o cadastro no Programa está disponível em https://esg2.com.br/cadastro. 

Apresentação sobre o Programa aconteceu para representantes de diversas empresas

Ao ingressar no programa, a empresa terá sua maturidade em ESG medida em 56 itens organizados em seis dimensões, por meio de respostas dadas por elas mesmas em questionário enviado pela Prefeitura. Com o relatório proveniente da avaliação de todos os itens, a empresa pode obter o selo de Organização ESG ou o selo Jornada ESG, sendo que este último é para as organizações que necessitam aprimorar suas práticas. Para assegurar a legitimidade da avaliação, a Prefeitura realizará verificações internas, mantendo a confidencialidade das informações das empresas. O preenchimento do questionário deverá ser feito em até 30 dias após a inscrição. 

Como parte do Programa, as empresas classificadas com os selos Jornada ESG ou Organização ESG participarão da ESG Alliance, encontro para discutir melhorias dos indicadores ESG das organizações.

Entre os benefícios em obter a certificação em ESG estão risco reputacional baixo, já que empresas com foco em ESG têm menos chances de crises, uma vez que se tornam mais estáveis e consolidadas; e relacionamento com o mercado financeiro, porque iniciativas ESG podem afetar o valor da empresa, tornando-as importante para os investidores e aumentando o próprio valor no mercado.

“Agora é sair da teoria e ir para a prática, levando em consideração que isso é bom para todos nós e para as futuras gerações”, falou o prefeito Luciano Almeida, durante o evento de apresentação.

“Não queremos estimular competição, porque entendemos que cada empresa tem sua cultura. O nosso intuito com o Programa é compartilhar práticas, para que as empresas possam implementá-las. Estamos, na verdade, em uma corrida para transformar a cultura das empresas de modo a melhorar suas performances em prol do meio ambiente, do planeta”, comentou o titular da Simap, Alex Salvaia. E acrescentou. “Enquanto Simap, também pegaremos as demandas que cabem ao poder público, para que façamos as adequações e melhorias necessárias”.

Secretário da Simap, Alex Salvaia, e o prefeito Luciano Almeida durante apresentação

Ainda conforme Salvaia, o Programa resultará em um livro com dados a respeito das dificuldades das empresas durante o processo para obtenção dos selos, de modo que as experiências e discussões possam servir de ensinamentos para outras organizações. 

PARA EMPRESAS – “O ESG não é mais um modismo. Veio pra ficar e é também uma preocupação e projeto da Acipi levar essa temática aos mais de 7.000 associados que temos”, falou o presidente da Associação, Marcelo Delfini Cançado. 

Para Heloisa Bertassi, engenheira ambiental da Hyundai Motor Brasil, presente na apresentação desta quinta-feira, o Programa é importante para oportunizar a igualdade de conhecimentos em ESG. “É um Programa para envolver as empresas e toda a cadeia de fornecedores, para vermos onde estamos e para onde vamos, tendo como objetivo melhorias ambientais na cidade e, consequentemente, no planeta”, comentou.

Durante a apresentação de hoje foi anunciada a data da segunda edição da Expo ESG, que acontecerá de 1 a 4 de agosto. 

Para mais informações sobre o Programa, a Simap está disponível pelo telefone: (19) 3403-1250.