Homenageados durante a noite.
Cerimônia homenageou personalidades relevantes para o fomento do ESG na cidade

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realizou ontem, 09/04, no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), a cerimônia de entrega das homenagens aos Embaixadores ESG; ao todo, 11 pessoas receberam o título, por serem consideradas condutores do tema, que contribuem estrategicamente para o fomento da cultura ESG, bem como têm colaborado com o avanço do Programa de Desenvolvimento e Certificação, idealizado pelo Executivo.

Os homenageados foram: Debora de Paula Rodrigues, Yoon Jung Kim, Fabio André Martins Bonilha, Fernando Simões Filho, João Paulo Pacifico, Thales Gomes Demarchi, Rachel Maia, Adalberto Maluf e Ricardo Martins. O prefeito Luciano Almeida e o titular da Simap, Alex Gama Salvaia, também receberam a honraria.

Prefeito Luciano Almeida, de óculos, prestigiou a homenagem.
A gestora de projetos do Sebrae, Débora De Paula Rodrigues, agora é embaixadora ESG

“É preciso reconhecer a notoriedade destes profissionais que se dedicam às premissas do ESG dentro de suas empresas, mas que também levam isso para a sociedade. Esse é o intuito deste título, nomear os embaixadores ESG por seus papéis fundamentais no avanço dessa cultura. São personalidades que têm colaborado com o nosso programa de desenvolvimento e certificação, fortalecendo a condução desse tema em Piracicaba”, destacou Luciano Almeida.

Para Salvaia, a honraria viabiliza a expansão do programa para além do âmbito municipal. “A entrega dos títulos de embaixadores ESG foi destinada a pessoas que desempenham um papel relevante para o avanço do programa de desenvolvimento e certificação, mas também a pessoas que estão embarcando nesta jornada agora e que possuem uma enorme capacidade de colaboração com o projeto. Além disso, entregamos também o troféu de Jornada ESG para empresas que já preencheram o questionário para inclusão no programa, e que, agora, poderão utilizar esta marca”, explicou.

Secretário da Simap segura a honraria, ao lado do prefeito Luciano Almeida.
O prefeito Luciano Almeida, o titular da Simap, Alex Gama Salvaia, também receberam a honraria

Fabio Bonilha, gerente de ESG e Inovação da Hyundai Motor Brasil, foi um dos homenageados. “É uma honra receber esse prêmio em nome da Hyundai. Esse reconhecimento é importante porque a Hyundai é comprometida em contribuir com as melhores práticas. Buscamos transmitir nossos conhecimentos e, por meio dos processos de governança, conseguir implementar mudanças reais na sociedade, o que é uma das nossas filosofias principais, que é promover o progresso humano”, disse.

Secretário da Simap, Alex Salvaia, homenageado ao centro e o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida.
Fabio Bonilha, gerente de ESG e Inovação da Hyundai Motor Brasil recebeu o título

A gestora de projetos do Sebrae Débora de Paula Rodrigues destacou a iniciativa do Executivo em ofertar o Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG. “Ver que o poder público tem essa visão a longo prazo, visão de vanguarda, é muito importante. E é com muita alegria que recebi essa homenagem, o que reafirma o compromisso de me dedicar a ajudar a todos a trilhar esse caminho da melhor forma”, completou.

O PROGRAMA – O Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG objetiva que as empresas interessadas obtenham a certificação do Executivo que reconhece o comprometimento das organizações em conduzir ações mais éticas e positivamente impactantes à sociedade e ao meio ambiente.

Ao ingressar no programa, a empresa terá sua maturidade em ESG medida em 56 itens organizados em seis dimensões, por meio de respostas dadas por elas mesmas em questionário enviado pela Prefeitura. Com o relatório proveniente da avaliação de todos os itens, a empresa pode obter o selo de Organização ESG ou o selo Jornada ESG. Para assegurar a legitimidade da avaliação, a Prefeitura realizará verificações internas, mantendo a confidencialidade das informações das empresas. O preenchimento do questionário deverá ser feito em até 30 dias após a inscrição.

Entre os benefícios em obter a certificação em ESG estão menor risco reputacional, já que empresas com foco em ESG têm menos chances de crises porque se tornam mais estáveis e consolidadas; retenção de talentos; melhor relação com clientes e com o mercado financeiro, porque iniciativas ESG podem afetar o valor da empresa, tornando-as importante para os investidores e aumentando o próprio valor no mercado.

INSCRIÇÕES – Para integrar o processo dentro do programa é necessário inscrição prévia, pelo link direto https://esg2.com.br/cadastro.

O edital completo do programa pode ser acessado na íntegra no site do Diário Oficial (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/20/ – página 39).