Gabriel Castro, de 13 anos, foi um dos primeiros a receber a dose da vacina contra a dengue na UBS Piracicamirim

No primeiro dia de imunização contra a dengue em Piracicaba, realizado na quarta-feira, 19/06, 160 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos receberam a primeira dose da vacina. A imunização segue as orientações do Ministério da Saúde e o município recebeu 6.224 doses da vacina – entregues pelo Governo do Estado de São Paulo – para este primeiro ciclo de imunização, que é composto por duas doses, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

Conforme explicou a enfermeira Cibele Melo dos Reis, responsável pelo Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o número é bom, mas ainda abaixo do esperado. “A população cobrou tanto a vacina e esperávamos uma adesão maior neste primeiro dia. Porém, acreditamos que com a divulgação da vacinação e a conversa de boca a boca da população, este número vai aumentar. Portanto, convido os nossos jovens para que peçam aos pais para receber esta vacina tão importante na prevenção contra a dengue”, afirmou.

Vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade

Quem não perdeu tempo foi Gabriel Carvalho de Castro, de 13 anos, o primeiro a receber o imunizante contra a dengue na UBS Piracicamirim. “Cheguei bem cedo para garantir minha dose. Este é um dos meios que temos para nos proteger contra a dengue. Convido todos os jovens a virem tomar a vacina”, disse.

Gustavo de Souza Castro, pai do Gabriel, reforçou que a vacinação é importante, porém, é importante manter ações que evitem a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Trouxe meu filho para vacinar porque entendo ser muito importante para a saúde dele e convoco os pais para que façam o mesmo. Porém, não podemos baixar a guarda, em casa devemos estar em alerta e evitar deixar acumular objetos que possam ser criadouros do mosquito Aedes. Em casa, fazemos a nossa parte, mas se todos não o fizerem a luta fica mais difícil”, completou.

Gabriel veio até a UBS Piracicamirim para se vacinar com o com o pai Gustavo

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 18/06 de 2024 foram registradas 49.989 notificações para a dengue com 24.538 casos positivos e sete óbitos. No mesmo período de 2023, foram 11.553 notificações, 2.818 casos confirmados e dois óbitos. Em 2022, foram 5.488 notificações, 1.360 confirmações, e um óbito.

AÇÃO – As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza Arrastão da Dengue no próximo sábado, 22/06, das 8h às 14h, nos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica, com ponto de encontro no Varejão Municipal do Cecap, à rua Afonso Fioravante.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.