Cabine de Telemedicina na cor azul.
Cabine de telemedicina da UPA Piracicamirim vai atender casos menos graves

Dando continuidade às ações de melhorias na área de Saúde, a Prefeitura de Piracicaba inicia nesta quarta-feira, 17/04, um projeto-piloto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim por meio de uma cabine de telemedicina. A intenção é oferecer ao paciente – considerado menos grave, classificado nas cores azul e verde – um atendimento individual mais ágil em um consultório móvel instalado na recepção da UPA, assim proporcionando maior fluidez ao atendimento das urgências e emergências classificadas como amarelo, laranja e vermelho.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, aos sábados, domingos e feriados 24h/dia, nos mesmos moldes da telemedicina convencional – baseado no conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera – implantada no mês passado na rede municipal de saúde. Cabe destacar que um servidor da Prefeitura e outro da cabine farão as devidas orientações e suporte na utilização do novo serviço que será acessado por meio do cartão Pira Cidadão.

Ao chegar à UPA Piracicamirim, antes de retirar uma senha para atendimento convencional, o paciente será acolhido por um técnico de enfermagem que oferecerá o novo serviço caso ele se encaixe no perfil deste atendimento. O paciente, concordando em utilizar a cabine de telemedicina, será recepcionado por um funcionário da cabine que explicará como acessar o serviço por meio do cartão Pira Cidadão. Neste caso, com o cartão, será feito o primeiro acesso – para cadastramento do paciente e abertura de ficha –, em seguida agendado seu atendimento para a cabine. Assim que solicitado, o paciente entra na cabine e faz a sua consulta com médico clínico geral; após devido diagnóstico e liberação do paciente, a receita com a prescrição de medicamentos, atestado médico e encaminhamento para especialidade ou exame laboratorial – a ser realizado na unidade básica de saúde de referência quando solicitado – fica disponível imediatamente no aplicativo do cartão Pira Cidadão, de forma online.

Cabine de Telemedicina na cor azul.
Paciente da UPA Piracicamirim poderá escolher se quer ser atendido em cabine de telemedicina instalada na UPA Piracicamirim

De acordo com o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, em um segundo caso, quando o paciente não tem o cartão Pira Cidadão, poderá fazê-lo imediatamente com as equipes do cartão que estarão na UPA para o devido credenciamento. “Neste caso é necessária a apresentação de um documento oficial recente e com foto. Após o credenciamento, é gerado um cartão virtual provisório e o paciente já pode acessar a cabine e agendar seu atendimento conforme já descrito”, afirmou.

É importante lembrar que, durante a consulta, caso o médico entenda ser necessário um atendimento presencial de urgência, subindo sua classificação de risco – de menos grave para grave – o paciente será encaminhado para a equipe da UPA com a devida classificação de risco e aguardará ser chamado.