Em um evento emocionante e alegre, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), entregou na tarde de hoje, quinta-feira, 10/08, matrículas de terrenos a 46 famílias do Núcleo Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jaraguá, fruto do término do processo de regularização fundiária de Interesse Social (REURB-S) da área, que teve a regularização de 90 lotes. A cerimônia de entrega aconteceu na sede da Semuhget, situada na avenida Cristóvão Colombo, 1.900, Vila Industrial. O evento integra a programação festiva em celebração ao aniversário de 256 anos de Piracicaba e teve a presença do chefe do Executivo, Luciano Almeida, e de secretários municipais.

Obter a matrícula do terreno, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, permite às famílias tituladas a segurança da posse do imóvel.

Imagem de mulher segurando a documentação que acabou de receber das mãos do prefeito
Roseli Conceição, 59, recebeu a matrícula das mãos do prefeito Luciano Almeida

“É inadmissível que uma pessoa tenha a casa, mas não tenha a documentação de posse. E nós estamos trabalhando para mudar isso. Com a entrega das matrículas dos terrenos, essas famílias tornam-se, de fato e de direito, proprietárias do local onde moram”, falou o prefeito Luciano Almeida, durante a cerimônia.

“Estamos em um dia muito alegre, de celebração. É isso o que significa a entrega destas matrículas para muitas pessoas que aguardam isso há décadas”, comentou a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes.

Mulher com os braços para cima, celebrando a entrega do documento
Cleidiane Soares Santos, 31, comemorou a entrega da matrícula

Quem não conteve a emoção ao receber a matrícula do terreno onde mora é a dona de casa Roseli Conceição, 59, que aguardava a documentação há pelo menos 40 anos. “Lembro de tudo o que passei em todos esses anos, de muita luta para ter esse documento, e finalmente consegui. É nesta casa que criei meus cinco filhos e construí minha história de vida. Estou vendo as mudanças de melhorias com saneamento agora, com essa gestão, então a mudança realmente está acontecendo”, afirmou ela, que foi à cerimônia acompanhada do marido, Vanderlei Conceição, 57, mecânico de refrigeração.

Outro que esbanjou alegria ao receber a matrícula do terreno no Núcleo Nossa Senhora Aparecida foi Dimas da Silva, 59. “Eu moro neste lugar há mais de 23 anos e estou sem palavras para este momento. Nem acreditei quando recebi o convite para participar do evento”, falou ele, que foi junto da esposa, Caliane dos Santos, 38, cozinheira.

Todas as pessoas que receberam a documentação
Entrega de matrículas aconteceu para 47 famílias hoje

Para a comerciante Cleidiane Soares Santos, 31, que mora no local há 15 anos, receber a matrícula do terreno é a realização de um sonho. “Sonho com isso há anos. Agora sei que tenho um patrimônio. É meu. Confesso que não acreditava que esse dia chegaria, porque foi tanto tempo esperando”, comentou.

Casal que recebeu a documentação junto do prefeito e secretários municipais, todos em pé
Dimas da Silva e a esposa Caliane dos Santos junto do prefeito e secretários municipais

Os secretários municipais que participaram da cerimônia, além de Andrea Ribeiro Gomes, foram Paulo Roberto Borges, titular da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria); Reinaldo Pousa, da Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos), e Guilherme Monaco de Mello, procurador-geral do município.

PROCESSO – O processo com as medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano constitui-se em quatro fases, com início na escolha da área e finalização no registro e abertura das matrículas individualizadas. Para que esse processo seja concluído, ocorre a urbanização do local, com a chegada das redes de água e esgoto, ligação dos medidores, ligações aos lotes, entre outras ações para o bem-estar da população.