Em 29 dias, Carreta do programa Agora Tem Especialistas supera a meta e realiza 1.447 tomografias
Estrutura ampliou o acesso ao diagnóstico para pacientes de 11 municípios atendidos pelo SUS, entre eles Piracicaba
Após 29 dias em Piracicaba, a carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, realizou 1.447 tomografias. Os exames representam um componente importante na definição do diagnóstico de pacientes de Piracicaba e dos municípios que integram a microrregião: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro.

A tomografia é um exame por imagem rápido e indolor que utiliza raios-X e tecnologia computacional para produzir imagens detalhadas do interior do corpo. O procedimento auxilia os médicos na identificação de fraturas, hemorragias internas, tumores em estágios iniciais, acidentes vasculares cerebrais, embolias pulmonares, cálculos renais e diversas outras condições clínicas.
Na rede privada, o exame pode custar até R$ 2.500, dependendo da região do corpo analisada. Pelo SUS, o procedimento é realizado gratuitamente e chegou a registrar fila de até 18 meses.
A iniciativa permitiu ampliar significativamente a oferta de exames especializados e acelerar o acesso da população ao diagnóstico, etapa fundamental para o início oportuno dos tratamentos. Em muitos casos, a rapidez na realização da tomografia pode ser decisiva para o sucesso terapêutico e para a qualidade de vida dos pacientes.
O secretário municipal de Saúde, Gustavo Aguiar, destacou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal para ampliar o acesso aos serviços especializados. “A carreta trouxe um impacto muito positivo para a nossa região. Conseguimos reduzir a fila existente para tomografias, que era de 1.600 exames no início da ação, e garantir mais rapidez no diagnóstico de centenas de pacientes. Isso significa menos tempo de espera, mais tranquilidade para as famílias e mais agilidade para que os médicos possam definir a melhor conduta para cada caso”, afirmou.
Durante o período em que permaneceu em Piracicaba, a carreta atendeu pacientes previamente agendados pela Central de Regulação, garantindo o aproveitamento da estrutura para atender demandas acumuladas e casos prioritários da microrregião.
CADASTRO ATUALIZADO – A atualização dos dados cadastrais dos usuários do SUS continua sendo uma das principais recomendações da Secretaria Municipal de Saúde. Em diversas situações, equipes da rede encontram dificuldades para localizar pacientes e informar sobre consultas, exames e outros procedimentos agendados devido a telefones ou endereços desatualizados.
Por isso, a orientação é que os usuários mantenham seus dados sempre atualizados na unidade de saúde onde realizam acompanhamento. A medida contribui para agilizar os contatos, evitar perda de vagas e garantir maior eficiência no acesso aos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.
O programa Agora Tem Especialistas integra um conjunto de ações do Ministério da Saúde voltadas à ampliação da oferta de consultas, exames e procedimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a redução das filas e para a melhoria do acesso da população aos serviços de saúde.