A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas para LGBT de Piracicaba (CMP-LGBT), lançou ontem, 24/04, um novo canal para denúncias de LGBTIfobia, por meio do sistema Sem Papel. O link direto para registro de denúncia é o https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/320. O anúncio foi feito durante um encontro organizado pelo Conselho LGBT, com apoio da Semgov, para a criação de grupos de trabalho que vão elaborar o Plano Municipal de Políticas Públicas para LGBTQIA+.
Representando o prefeito Luciano Almeida, a titular da Semgov, Tássia Espego, explicou sobre o novo canal. “Já temos um canal para denúncias via 156, mas fizemos um levantamento e constatamos que o acesso é baixo. Levamos isso ao Conselho e então surgiu a ideia de criar um canal, mais direto e efetivo, para receber essas denúncias, para, assim, podermos fazer os encaminhamentos necessários com agilidade. A iniciativa surgiu para ser mais uma ferramenta de apoio no atendimento e acolhimento das vítimas de LGBTIfobia”, disse.
No encontro, o presidente do Conselho LGBT, Anselmo Figueiredo, apresentou a metodologia e cronograma de trabalho do Plano Municipal, bem como os eixos dos Grupos de Trabalho: saúde; educação; justiça, cidadania e segurança pública; assistência social, trabalho e renda; e cultura, esportes, lazer e turismo. “Os eixos foram definidos com base nas demandas que entendemos existir mais questões a serem sanadas por conta da LGBTIfobia. E, por isso, realizamos esse evento para discutir esses pontos, apresentar a metodologia dos trabalhos e, assim, montar o Plano Municipal de Políticas Públicas”, destacou.
Participaram também do evento a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante; o coordenador setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Luiz Azal; e o coordenador estadual de Políticas para Diversidade Sexual, Rafael Calumby Rodrigues.
O evento contou ainda com intervenções artísticas de Rhuizz e Bruno Arte Drag.