Nova Pinacoteca será aberta ao público nesta sexta, no Engenho Central
Nova Pinacoteca será aberta ao público nesta sexta, no Engenho Central

A Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), entrega a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém14A do Parque do Engenho Central, à população amanhã, sexta-feira, 10/05, a partir das 19h. O evento de inauguração contará com abertura de duas exposições: o 7º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) e a mostra Meu nome? Carmela Pereira!, com obras da pintora naïf piracicabana Carmela Pereira, além de apresentações musicais do grupo Água de Vintém e do duo Carolla e Bahsi. A entrada é gratuita.

A entrega da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra contará com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, da diretora do espaço, Renata Gava, além de outras autoridades e convidados.

O projeto da Nova Pinacoteca foi desenvolvido e doado pelo arquiteto Marcelo Guidotti com o objetivo de proporcionar novas experiências aos visitantes, valorizar o acervo, dar maior visibilidade aos artistas – passam pelo Engenho Central, a cada fim de semana, cerca de 4.000 pessoas -, tudo isso com acessibilidade. A instalação do equipamento também tem como função valorizar ainda mais o Engenho Central, o principal complexo histórico, cultural e turístico do município.

Nova Pinacoteca fica dento do Parque do Engenho Central
Nova Pinacoteca fica dento do Parque do Engenho Central

O Armazém 14A ganhou acessibilidade com a instalação de um elevador panorâmico e foi dividido em espaços. Há duas salas para exposições: o Grande Salão, cuja entrada é pela lateral do Armazém 14 (a porta principal do espaço), e o Mezanino. O Grande Salão receberá os três eventos artísticos expressivos do espaço, dos quais se originam a maioria das obras que compõem o acervo da instituição: o Salão de Belas Artes, o Salão de Arte Contemporânea e o Salão de Aquarelas. Já o Mezanino será utilizado para mostras paralelas ou de artistas convidados.

Também haverá espaço para oficinas e arte educação, cursos de arte, uma Sala de Restauro, Reserva Técnica, sala administrativa e área externa que pode ser usada como apoio às ações educativas como de socialização. Com a volta das oficinas de arte, que serão abertas em breve, novos talentos poderão ser desenvolvidos e conhecidos pelo público.

A sala do Reserva Técnica, com controle térmico e de umidade, assim como a Sala de Restauro, foram projetadas também pensando na dinâmica do trabalho dos funcionários que cuidarão do rico acervo, com importantes trabalhos de artistas renomados de diversas décadas, tanto de Piracicaba como do Brasil. São esculturas, pinturas, gravuras e desenhos.

Para o prefeito Luciano Almeida, a entrega da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra é um marco para a cultura piracicabana. “Inauguraremos uma Pinacoteca moderna, adequada aos padrões de um espaço de arte, e mais próxima da população. Também vale ressaltar que estamos integrando a Pinacoteca ao Engenho Central, onde já temos o Teatro Municipal Erotides de Campos, o que tornará o complexo ainda mais pujante e mais povoado do que já é, por meio da nossa gestão, com a realização de diversos eventos todas as semanas”.

Nova Pinacoteca ganha espaços multiusos e de arte educação
Nova Pinacoteca ganha espaços multiusos e de arte educação

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, reforça a transferência do equipamento para o Engenho, um local com grande fluxo diário de pessoas, como mais um movimento da Gestão Luciano Almeida em democratizar o acesso à cultura. “A Pinacoteca de Piracicaba dentro do Engenho Central cumprirá, de fato, sua função social: um espaço onde objetos de arte estão disponíveis com fácil acesso para a apreciação dos cidadãos. Com este projeto moderno e funcional, certamente vamos receber sempre muitas visitas à Pinacoteca”.

“Com proposta em agregar mais público, favorecido pela circulação de pessoas no complexo do Engenho Central, a Nova Pinacoteca vai dar maior visibilidade, principalmente, aos artistas participantes dos salões oficiais e exposições de curta duração. Merece também destaque a equipe técnica, altamente qualificada que se empenhou ao máximo para essa entrega, que agora ganha reforço dos recém-integrados Everson Bonazzi (restaurador) e Alan Yzumizawa (curador)”, destaca Renata Gava.

BEM-VINDA! – Com 74 obras de 38 artistas de diversas partes do Brasil, o 7º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) vai inaugurar o espaço principal de exposições na Nova Pinacoteca e segue aberto até 14/07. A solenidade de premiação também será realizada nesta sexta, 10/05.

Adriana Scauri é prêmio aquisitivo com a obra Onde Nasce o Rio
Adriana Scauri é prêmio aquisitivo com a obra Onde Nasce o Rio

Os prêmios aquisitivos do Prefeitura de Piracicaba do 7º SAC foram concedidos para Adriana Scauri, com a obra Onde Nasce o Rio; João Paulo de Carvalho, com Textura do Silêncio V; Carlos Avelino Santos dos Reis, com Cayma – Peru; Lisete Terezinha Assen de Oliveira, com Dos Pretos (1); Arthur Guedes de Melo, com Dona Maria, e Reinaldo Nishimura, com Caminhos.

Nesta edição, João Paulo de Carvalho também recebeu o prêmio Capa (a obra que vai estampar a capa do folder de divulgação com a obra Textura do Silêncio IV). Já a Medalha Miguel Dutra foi concedida para Carmelo Gentil Filho, com a aquarela Vale do Anhangabaú – SP.

Também foram conferidas menções honrosas para André Sakrai, com a aquarela Mãe Costurando; Zilda Felisbino, com Orquídea II; Ana Maria Müller Grollmann, com uma obra da série Fragmentos da Mata Atlântica – Acanthaceae; Eliana de Jesus Lima Santos, com Passeio de Carroça, e Marlene Eberhardt Prado, com a aquarela Três Palmeiras.

O júri de Seleção e Premiação foi formado por Danielle Noronha Maia, Gonzalo Ivar Carcamo Luna e Sidney Siqueira Meireles.

Ana Muller participa do SAP com obra da dérie Fragmentos da Nata Atlântica - Asteraceae
Ana Muller participa do SAP com obra da dérie Fragmentos da Nata Atlântica – Asteraceae

CARMELA PEREIRA – Outra movimentação importante na noite de entrega da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra é a abertura da mostra Meu nome? Carmela Pereira!, no Mezanino do Armazém 14A. Hoje aos 88 anos, ela é reconhecida como expoente da arte naïf. A curadoria é de Margarete Regina Chiarella e a mostra, com cerca de 70 obras, pode ser visitada até 11/08.

Carmela é piracicabana e filha de lavradores. No Orfanato Coração de Maria encontrou um refúgio. Brincadeiras infantis se misturavam com a saudade dos pais, enfrentando a dor da perda precoce. Criada pela avó, desenvolveu com ela habilidades fundamentais ao longo de sua vida. Bordar, tricotar, costurar, crochetar são atividades que não apenas preencheram seus dias, mas moldam sua forma de expressão. Após 36 anos como empregada doméstica, se aposentou. Lançou um manual para esta categoria de trabalho, entre mais de uma dezena de livros editados e outros ainda inéditos.

Carmela, aos 88 anos, recebe homenagem da Prefeitura com mostra na Pinacoteca
Carmela, aos 88 anos, recebe homenagem da Prefeitura com mostra na Pinacoteca

Nesta exposição, Carmela conta sua história, narrando as nuances da infância e as batalhas da vida adulta, através de sua plasticidade. Suas obras representam rompimentos com a estrutura hegemônica da técnica, da linguagem, da estética e da representação baseada em modelos preestabelecidos. Foi assim reconhecida como pintora no Sesc Piracicaba, ganhando vários prêmios, especialmente na Bienal Naïfs do Brasil.

Água de Vintém toca na cerimônia de abertura da Nova Pinacoteca
Água de Vintém toca na cerimônia de abertura da Nova Pinacoteca

APRESENTAÇÕES MUSICAIS – Na abertura dos eventos desta sexta para a entrega da Nova Pinacoteca, logo às 19h, no palco montado próximo à passarela Pênsil se apresenta o grupo piracicabano de choro Água de Vintém.

Em arranjos próprios que misturam a espontaneidade e improvisos, típicos de uma boa roda de choro, com refinamento e fundamento, o grupo é formado por Vitor Casagrande (bandolim), Charles Barreto (cavaco), Guilherme Girardi (violão de 7 cordas), Marcus Godoy (violão) e Xeina Barros (pandeiro).

Já o duo Carolla e Bahsi se apresenta dentro do Armazém 14A. Os piracicabanos circulam com destaque no circuito musical capital paulista com um repertório que vai do pop ao soul, passando pelo R&B e jazz.

FUNCIONAMENTO – As exposições da Nova Pinacoteca poderão ser visitadas de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Já o setor administrativo da Pinacoteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contato: telefone: 3412-3770 | 3412-3773 ou pinacoteca@piracicaba.sp.gov.br.

SERVIÇO – Inauguração da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Amanhã, sexta-feira, 10/05, a partir das 19h, no Armazém 14A, em frente à passarela Pênsil, no Parque do Engenho Central. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.