A população de Piracicaba mais uma vez atendeu ao chamado da Prefeitura Municipal, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades) e do Sesc para importância da atividade fisíca e participou de forma intensa do Dia do Desafio realizado na última quarta-feira, dia 30. Na ocasião, uma vasta programação foi elaborada com diversas atividades em diferentes locais do município, com destaque para Praça Jose Bonifácio, Centro Esportivo Municipal e Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, além das secretárias municipais, entidades e associações.

As atividades tiveram início logo pela manhã com a chegada do Tiro de Guerra (caminhada saindo TG-02/028) que fez a abertura oficial do evento com atividade de “Ordem Unida” na Praça José Bonifácio, cuja programação seguiu até o final da manhã com caminhada, dança circular, yoga e ginástica, brinquedos. Outras atividades foram realizadas em diversos pontos do município com inúmeras adesões da sociedade organizada, entidades e associações.

No Centro Esportivo Municipal e atual sede administrativa da Selam (Rua Governador Pedro de Toledo, 771), por exemplo, foram realizadas atividades de carteado, zumba gold e ballet, ambos para terceira idade, e no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas com ginástica e ritmíca com a presença da atleta olímpica Daniele Hypólito, além de macroginástica, artes marciais, aula de ritmos e zumba.

Além disso, o Dia do Desafio ocorreu em outro locais do município como as secretárias municipais de Agricultura e Abastecimento, Transportes Internos, Desenvolvimento Social, além do Centro Cívico, Diretoria de Ensino, Coplacana, Lar Betel, Clube da Lady, aulas de ginástica ao vivo nas rádios Educativa e Jovem Pan News, TV Ativa/Beira Rio, Lar dos Velhinhos, e Santa Casa.

A ação, que todos os anos é abraçada por Piracicaba, é uma campanha mundial para promover hábitos saudáveis, onde diversos órgãos, empresas da cidade participaram por pelo menos 15 minutos de atividades físicas. Em uma disputa amigável, Piracicaba enfrenta Aracajú, capital sergipana, mas desta vez por três anos seguidos. Os resultados são contabilizados pelas unidades do Serviço Social do Comércio (SESC), que coordenam a iniciativa no Brasil. Mas o programa vai muito além de uma competição, o Dia do Desafio foi criado com a intenção de conscientizar a população sobre a importância da atividade física.

Os números oficiais do Dia do Desafio com a participação das cidades deverá ser divulgado pelos Sesc nas próximas semanas.