Cultura afro-brasileira marca a abertura da Exposição de Pierre Verger
Apresentações da cultura afro-brasileiras marcaram a abertura da exposição "O Olhar Viajante de Pierre Fatumbi Verger", na última quarta-feira, 20, no Teatro Municipal Dr. “Losso Netto”, em Piracicaba – a primeira cidade do interior paulista a receber a mostra. O Grupo Porto Maracatu, o Projeto Casa de Batuqueiros (que apresentou a Umbigada) e a Associação Resgate da Capoeira representaram muito bem a cultura muitas vezes retratada pelo etnólogo francês Pierre Verger. A noite foi toda recheada por essa cultura peculiar. A apresentação de músicas angolanas com o grupo vocal Sango Lucas e do Hino do Congresso Nacional Africano, à capela por Keila Teixeira Azevedo, emocionaram o público que esperava, ansioso, para ver a grandiosa exposição, patrocinada pela ArcelorMittal Piracicaba. “A ArcelorMittal olha para nossa comunidade como um lugar especial e apóia muitos de nossos eventos, possibilitando sua realização. É um privilégio para Piracicaba receber uma exposição tão rica e importante como esta”, enfatizou Rosângela Camolese, secretária municipal da ação cultural.
Leonardo Gloor, gerente geral da Fundação ArcellorMittal, elogiou a participação de todos que viabilizaram a exposição e destacou a importância de um bom relacionamento entre iniciativa privada e poder público. “Piracicaba é um exemplo de que quando há esse entrosamento, é possível viabilizar projetos transformadores que geram impacto, como é o caso desta exposição”. Composta por mais de 500 fotografias, livros e objetos pessoais de Pierre Verger, a mostra tem passagem por 11 cidades brasileiras e Alemanha, reunindo um público de 150 mil pessoas. Foi idealizada pela Fundação Pierre Verger em 2002, para comemorar os 100 anos de nascimento do artista que projeta uma ponte entre as culturas de diferentes continentes. "A formação social-brasileira é uma mistura de diferentes tradições. Por ter percorrido tantos países, Pierre conseguiu mostrar essa relação. Na comida, por exemplo, na África existe o akará e no Brasil, o acarajé, com os mesmos ingredientes", explica o curador da exposição, Raul Lody. "O Olhar Viajante de Pierre Fatumbi Verger" permanecerá em Piracicaba, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, até 21 de junho com entrada gratuita.
Quem foi Pierre Verger Pierre Edouard Léopold Verger nasceu em 1902, em Paris. Suas viagens como fotógrafo tiveram início após o falecimento de sua mãe e se desdobram pela Europa, América Latina, Ásia e África. Nessa época, sobreviveu vendendo fotos para agências e até trocando serviços por transporte. Em 1946, viajou para Salvador, onde decidiu morar para pesquisar a cultura afro-brasileira. O interesse pela religiosidade rendeu-lhe uma bolsa para estudar rituais na África. Um apaixonado por aventuras, Verger conheceu mais de 60 países, publicou 37 livros, fotografou 62 mil negativos e recebeu título pela Universidade de Sorbonne, sem nunca ter concluído o curso colegial. Após encerrar a carreira como fotógrafo, criou, em 1988, a Fundação Pierre Verger em sua própria casa, em Salvador, onde faleceu oito anos depois.
