Portal do Município de Piracicaba

Cozinha Experimental conecta alimentação saudável, economia e geração de renda

Participantes aprenderam a utilizar integralmente os alimentos, com foco em economia e sustentabilidade

Por CCS / Publicado em 20/04/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

Quem passou pela Cozinha Experimental da Prefeitura de Piracicaba na última semana saiu com mais do que receitas na cabeça — levou também novas possibilidades para o dia a dia e até para o bolso. O espaço recebeu uma sequência de capacitações que uniu alimentação saudável, combate ao desperdício e incentivo ao empreendedorismo.

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma cozinha, provavelmente participando de uma aula ou demonstração de culinária. Todos estão usando toucas para cabelo, indicando um ambiente que segue normas de higiene. No centro, uma pessoa está despejando ingredientes de uma tigela metálica para uma assadeira grande que contém legumes picados, como cenoura ralada. Ao redor, outras pessoas observam atentamente o processo. O ambiente é uma cozinha profissional ou educacional, com bancadas de aço inox, equipamentos e um quadro branco ao fundo com anotações e uma projeção, sugerindo que estão seguindo instruções ou uma receita. A atmosfera parece colaborativa e focada no aprendizado culinário.
Participantes aprenderam a utilizar integralmente os alimentos, com foco em economia e sustentabilidade

Nos dias 13 e 14/04, o curso Aproveitamento e Reaproveitamento Integral dos Alimentos reuniu participantes interessados em dar um novo destino a partes que normalmente iriam para o lixo. Em aulas práticas, cascas, talos e sementes ganharam protagonismo e viraram pratos nutritivos e cheios de sabor. A proposta mostrou, na prática, que pequenas mudanças na cozinha podem fazer diferença tanto na economia doméstica quanto no meio ambiente.

A imagem mostra um grupo de dez pessoas, sendo sete mulheres e três homens, posando para uma foto em uma cozinha comercial ou área de preparo de alimentos. Todos estão usando toucas de cabelo, indicando que estão envolvidos no manuseio de comida. Eles estão atrás de um balcão de aço inoxidável, onde há diversos alimentos e utensílios para servir. Na frente, há pratos com pequenos doces, alguns cobertos com chocolate, uma tigela com um creme branco, e vários copinhos com uma sobremesa escura, possivelmente mousse ou pudim de chocolate, cada um com uma colher pequena. O ambiente é bem iluminado pela luz natural que entra pelas janelas à esquerda, e o espaço possui paredes e piso revestidos de azulejos, além de equipamentos de cozinha em aço inox. A atmosfera parece alegre e colaborativa, com a maioria das pessoas sorrindo para a câmera.
Na semana passada foram oferecidos cursos de reaproveitamento de alimentos e processamento de banana verde

Na sequência, entre os dias 15, 16 e 17, foi a vez do curso Processamento Caseiro de Banana Verde, que chamou a atenção pela versatilidade do ingrediente. Os participantes aprenderam a produzir biomassa, farinhas e outras preparações, explorando o potencial da banana verde não só na alimentação cotidiana, mas também como oportunidade de geração de renda.

“A Cozinha Experimental cumpre um papel importante ao aproximar conhecimento técnico da realidade das pessoas. São formações que dialogam com o dia a dia, incentivam o uso consciente dos alimentos e fortalecem práticas mais sustentáveis na cidade, ressaltou o titular da Pasta, Mauricio Perissinotto.

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente voltadas à segurança alimentar, educação nutricional e desenvolvimento local, aproximando a população de hábitos mais conscientes e sustentáveis.

PRÓXIMAS OPORTUNIDADES – A programação da Cozinha Experimental continua ao longo dos próximos meses, com cursos já previstos:

  • Boas práticas para manipuladores de alimentos (maio)
  • Processamento caseiro de temperos (maio)
  • Processamento caseiro de frutas e vegetais (junho)
  • Culinária paulista (julho)
  • Processamento caseiro de pães (julho)

As vagas são limitadas, e têm prioridade permissionários dos varejões municipais e produtores de Piracicaba vinculados aos programas da Secretaria ou que atuam na área.

A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Senar/Faesp/SP e o Sebrae. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-4000 ou pelo Instagram @agricultura.piracicaba.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.