Conto de Guimarães Rosa é tema de roda de conversa na Biblioteca Municipal
Encontro será amanhã, quarta-feira, 11/06, às 19h, com mediação de psicanalistas e participação da professora Vanessa Chiconeli

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe, amanhã, quarta-feira, 11/06, às 19h, o encontro Guimarães Rosa e o Intraduzível, promovido pelo Projeto Sublimação – Arte e Psicanálise. A atividade propõe um espaço de troca e escuta a partir do conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa, com reflexões conduzidas pela professora de literatura Vanessa Chiconeli e mediação dos psicanalistas Patrícia Olandini e Pedro Choairy.
A obra escolhida, marcada por um vocabulário singular e estruturas linguísticas que desafiam a lógica tradicional, será analisada sob o olhar da psicanálise, explorando o que é possível (ou não) traduzir — tanto na linguagem quanto na experiência subjetiva.

“Para a psicanálise, o traduzível habita o território do impossível. Aquilo que tentamos dizer nunca é plenamente acessível ao outro — e nem mesmo a nós. Supor que alguém nos entenda é um delírio necessário, que sustenta as relações humanas. Ao nos debruçarmos sobre Guimarães Rosa, um autor que criou sintaxes que desafiam até a própria língua portuguesa, somos convidados a pensar: o que é, afinal, traduzível? E como isso nos aproxima da própria experiência do inconsciente, onde também muito se tenta dizer mas pouco se compreende?”, indaga a psicanalista Patrícia Olandini.
A atividade é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://linkr.it/4wH1iR
SERVIÇO – Guimarães Rosa e o Intraduzível. Na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333 – Centro, entrada pela rua do Vergueiro). Amanhã, quarta-feira, 11/06, às 19h. As inscrições https://linkr.it/4wH1iR Informações pelo telefone (19) 3434-4980.