Na manhã desta quinta-feira, 22/02, foi realizada na sede da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) a reunião ordinária do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).

Durante o encontro foi realizada a apresentação e a aprovação do relatório da 10ª medição da restauração ecológica em onze propriedades rurais localizadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins, por meio do programa municipal PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

O engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, realizou a apresentação e destacou que durante as vistorias foram observadas as ações de coroamento e roçada de plantas invasoras nas áreas, controle de formigas cortadeiras, manutenção de cercas e replantio de mudas em áreas onde houve mortandade de plantas.

Na sequência, a equipe da Sema apresentou as 14 propriedades inscritas no programa PSA de 2023, que foram vistoriadas neste mês pelos membros da Unidade Gestora de Projeto (UGP-PSA) e calculado o valor a ser pago para cada propriedade. Os conselheiros aprovaram as propriedades participantes.

CONSELHO – Instituído há 30 anos pela lei 3.715/1993 e atualizada pela lei 6.957/2010, o Comder é um órgão consultivo, deliberativo e reivindicativo que tem como finalidade fornecer subsídios à elaboração e execução da política de desenvolvimento rural de Piracicaba, atribuída aos trabalhos competentes à Sema.

A mesa diretora do biênio 2023-2025 é presidida pelo extensionista rural Ademir de Lucas, acompanhado do vice-presidente e agricultor familiar, Vanderlei Sanches, e do engenheiro agrônomo da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Henrique Bellinaso, como secretário.

Equipe da Sema apresentou as vistorias de projeto de restauração ecológica