Portal do Município de Piracicaba
 

Conferência da Saúde aprova 90 propostas em cinco eixos

Encontro aconteceu no fim de semana e reuniu mais de 120 pessoas; ações devem ser implementadas nos próximos 4 anos

Por CCS / Publicado em 01/07/2025  / Atualizado em 02/07/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
A imagem mostra uma grande sala de palestras com muitas pessoas sentadas em cadeiras individuais, voltadas para a frente do palco. Há um palestrante visível no palco, e as bandeiras do Brasil e de outro estado estão penduradas na parede atrás dele. A sala está bem iluminada, e as pessoas parecem estar atentas à apresentação. As cadeiras são organizadas em fileiras, e há um corredor central. A maioria das pessoas está sentada sozinha, algumas em grupos de duas ou três. A atmosfera parece formal e profissional. As pessoas parecem estar participando de uma conferência, palestra ou evento similar.
Em dois dias, Conferência da Saúde reuniu mais de 120 pessoas para discutir melhorias no SUS local

Com a presença de mais de 120 pessoas, a Secretaria de Saúde realizou a 11ª Conferência Municipal de Saúde – O SUS como Enxergamos! nos dias 28 e 29 de junho, sábado e domingo, no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). A atividade teve a participação de profissionais da saúde, servidores públicos, sindicalistas, vereadores e representantes de empresas privadas e da população em geral que aprovaram 90 propostas apresentadas nos cinco eixos discutidos.

Na solenidade de abertura, sábado, 28/06, participaram o coordenador Administrativo da Secretaria de Saúde, Gustavo Laposta Aguiar, que representou o secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco; Moises Taglietta, diretor da DRS-X; Iraci Honda, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde; e Alessandro Vinhas Fernandes, coordenador geral da conferência.

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha azul, atrás da qual estão sentadas quatro pessoas. Duas delas parecem ser palestrantes, enquanto as outras duas parecem ser membros da audiência ou convidados. Há bandeiras ao fundo, incluindo a bandeira do Brasil. Um homem está usando um microfone e parece estar dando uma apresentação ou discurso. As pessoas estão sentadas em cadeiras atrás da mesa, e parece ser um evento formal ou uma conferência. O ambiente é uma sala de conferências ou um auditório. A imagem é bem iluminada e a qualidade é boa, permitindo uma visão clara de todos os detalhes. As pessoas na imagem parecem estar atentas e engajadas no evento.
Gustavo Aguiar representou o secretário de Saúde, dr Sérgio Pacheco, na abertura da 11a Conferência da Saúde

Conforme destacou o coordenador Administrativo da Secretaria de Saúde, Gustavo Laposta Aguiar, a atividade foi um momento ímpar para se discutir as políticas públicas e ações de saúde para os próximos quatro anos. “Agradeço a todos que trabalharam para que esta conferência acontecesse. É a primeira conferência que a gente faz com uma comissão completamente nova. Foi um desafio para todos e esperamos que as decisões desta conferência orientem os passos da saúde pública de Piracicaba nos próximos anos”, disse.

A imagem mostra uma grande assembleia de pessoas, provavelmente um congresso ou conferência, posam para uma foto de grupo. Elas estão sentadas em cadeiras de auditório, em frente a um projetor mostrando o título "11ª Conferência Municipal de Saúde: O SUS como enxergamos! Piracicaba-SP". Há bandeiras do Brasil e do estado de São Paulo ao fundo. As pessoas estão vestidas de forma casual, com roupas de cores variadas. A atmosfera parece ser formal, mas amigável. A maioria das pessoas está sorrindo para a câmera. Há uma diversidade considerável de idades e gêneros entre os participantes. A imagem sugere um evento relacionado à saúde pública no município de Piracicaba, São Paulo, Brasil.
Delegados e demais participantes ao final de mais uma edição da Conferência Municipal da Saúde

Para o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-X) de Piracicaba, Moisés Taglietta, a conferência faz a cidade construir uma saúde cada vez mais robusta. “Vejo pessoas que estão batalhando há bastante tempo pela saúde municipal, lutando para construir o SUS que queremos para os próximos anos. A Prefeitura e o Conselho Municipal terão o trabalho de conduzir nos próximos anos e zelar para colocar em prática o que foi aprovado nesta conferência”, completou.

A imagem mostra uma grande sala com muitas pessoas. Elas estão em pé ou sentadas em mesas longas e azuis, aparentemente em um evento de registro ou check-in. Há várias pessoas em pé em uma fila esperando sua vez. As pessoas estão vestindo roupas casuais. Há fotos na parede e uma grande janela que mostra uma vista externa. A atmosfera parece formal, mas amigável. A maioria das pessoas parece estar atenta ao processo de registro. Há uma mesa azul longa no centro da sala onde as pessoas estão se registrando. A iluminação da sala é clara e uniforme, e há um ar condicionado visível. A sala parece limpa e organizada. Há cadeiras disponíveis para as pessoas que estão se registrando.
Conferência da Saúde aconteceu no salão nobre da Fumep e reuniu mais de 120 pessoas

As agentes comunitárias de saúde Shirley Aparecida dos Santos e Geni Bento da Silva Pereira, representantes do bairro Tatuapé, participaram como delegadas e reforçaram a importância da Conferência. “É a primeira vez que teremos direito a voto, como delegadas, e isso mostra que temos voz e podemos ajudar a população”, destacou Shirley. “Nós sabemos das necessidades da população e, na nossa região a luta é por uma farmácia mais próxima e um novo CAPS no bairro”, enfatizou Geni.

A imagem mostra duas mulheres em pé lado a lado, em frente a uma parede com várias molduras de fotos. As mulheres parecem estar em um evento ou conferência, pois ambas estão usando crachás que identificam-nas como "Delegadas". A mulher à esquerda usa óculos e uma blusa escura, enquanto a mulher à direita usa uma jaqueta de lã escura sobre uma camiseta preta. Ambas as mulheres estão sorrindo para a câmera. A parede atrás delas está coberta por fotos emolduradas, que parecem mostrar grupos de pessoas em diferentes ambientes. Há também pilhas de folhetos ou panfletos no chão perto das mulheres. A imagem é bem iluminada e o foco está nas duas mulheres. A atmosfera parece formal, mas amigável. Os crachás das mulheres indicam que elas estão envolvidas em alguma organização ou grupo, possivelmente relacionado à saúde, dada a presença de folhetos com a palavra "Saúde" neles. A imagem sugere um evento corporativo ou de saúde pública.
Shirley e Geni participaram pela primeira vez como delegadas na Conferência da Saúde

Para a participante Pamela Cristina dos Santos Oliveira, que é psicóloga na rede particular, a conferência é uma forma de interlocução entre os atores da saúde na sociedade. “Venho para colaborar e trocar experiências do particular com o público. Hoje estou aqui para ampliar a voz e buscar mais ações efetivas para a saúde mental, para a população preta e os grupos LGBT”, afirmou.

O coordenador geral da 11ª Conferência, Alessandro Vinhas Fernandes, destacou a participação da população. “É muita alegria ver tantas pessoas participando deste momento especial para a Saúde da cidade. O SUS como Enxergamos é algo instigante e por meio dele que estabelecemos redes para pensar num serviço público diferente, forte e cada vez melhor”.

        “A 11ª Conferência Municipal da Saúde faz um chamamento muito importante e seu tema traz uma reflexão excelente para todos que estão envolvidos com o trabalho do SUS e que fazem deste espaço uma casa cheia de pessoas interessadas numa saúde cada vez melhor. O SUS é isso. Se faz com a participação de todos, apresentando ideias, sugestões, definindo prioridade as necessidades da população atendida pelo Sistema Único de Saúde”, avaliou a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Iraci Honda.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.