Com tecnologia inédita em Piracicaba, a concessionária Mirante, empresa do grupo Aegea Saneamento, inaugurou na terça-feira (02), na ETE Bela Vista, um sistema de secagem solar de lodo proveniente do tratamento de esgoto de suas estações.

A destinação do lodo, e seus impacto ambientais, têm sido uma grande incógnita no setor de saneamento.

A concessionária, focada na melhoria contínua de seus processos, procurou alternativas a fim de encontrar uma solução ecologicamente sustentável. Entre as várias possibilidades estudadas, as áreas técnicas de Operações e de Engenharia encontraram no sistema de secagem solar a melhor opção para atender a demanda e ainda preservar o meio ambiente.

No processo tradicional, o lodo passa pela centrífuga da unidade, que sai com um teor de sólidos de 20%, que é carregado em carretas e disposto no aterro sanitário em Rio das Pedras, interior de São Paulo. Com a implantação do secador, o sedimento disposto no leito será retirado após 30 dias com 60% de massa, reduzindo custo, tempo de deslocamento e descarte no aterro, considerando a redução de 75% do peso do lodo ao final do processo.

O sistema implementado foi concluído em maio e constituído em três etapas: obras civis, instalação de estufa agrícola e por fim, aquisição dos equipamentos. Na primeira etapa, foi construída a base de concreto nas dimensões de 37 metros x 81 metros. Já a segunda contemplou a instalação de estufa agrícola na base do concreto. E na última parte, foram adquiridos um trator e enxada rotativa para acoplar ao maquinário, equipamentos necessários para manejo do lodo disposto no leito e para mantê-lo homogêneo. O sistema terá a capacidade de atender a demanda de 25 toneladas por dia, o que representa uma redução de 750 toneladas para 203 toneladas ao mês.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Valdir Alcarde Junior, os ganhos obtidos com a implantação do projeto vão além da esfera corporativa, agregando benefícios a população de forma geral. “Um dos maiores benefícios será na área ambiental, tendo em vista que o processo permite a estabilização microbiológica e a inertização do lodo, o que representa um descarte sustentável que não causa impactos ou degrade o meio ambiente”, destaca o gerente.

Sistema é a melhor opção para atender demanda e preservar o meio ambiente