Com teatro e brincadeiras, alunos da rede municipal aprendem sobre desenvolvimento sustentável
Caravana Sicredi & Smurfs aconteceu no Engenho Central e teve como tema os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino estiveram no Parque Engenho Central nessa terça-feira, 29/09, para aprender sobre sustentabilidade e se divertir com a Caravana Cada Gesto Conta – Sicredi & Smurfs. A programação, promovida pela Sicredi em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contou com apresentação de teatro e um circuito de brincadeiras educativas.

Em 2021, o Sicredi firmou uma parceria com os Smurfs, Embaixadores da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na realização de ações que geram impacto positivo para as pessoas. São 17 objetivos para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Para contextualizar os estudantes, antes do evento foram disponibilizados os exemplares do Almanaque/Caderno de Atividades para as escolas participantes, onde os professores puderam desenvolver as atividades com antecedência.

A professora Cibele Verdi, da Escola Municipal Professor Alberto Thomazi, ressaltou a importância do aprendizado para além da sala de aula. “Acredito que esses eventos trazem de forma lúdica um conteúdo que é imprescindível. Além disso, as crianças gostam muito, ficam empolgadas e, o melhor, aprendem”. A mesma opinião compartilha a sua estudante, Nayla Barbosa Torrano, de 10 anos. Segundo a aluna do 5º A, estar com os amigos na programação foi uma experiência especial. “Gosto muito dos Smurfs, o filme deles está entre os meus favoritos. Por isso, fiquei muito feliz em vir para essa atividade, por mim e pela minha turma. Além de nos divertimos, também aprendemos”.

Conforme explicou o gerente da Sicredi Dexis Rui Barbosa, Elvis Johnny Correa, o objetivo desta iniciativa é contribuir com o desenvolvimento local. “Os ODSs são objetivos da ONU que visam, entre outras coisas, a sustentabilidade e a cidadania. Deste modo, a Caravana Sicredi & Dexis propõe levar esses conteúdos para as cidades de maneira descontraída, visando um futuro melhor e mais sustentável”, afirmou.
A caravana passará por 27 cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro em 14 semanas e Piracicaba foi uma das cidades escolhidas para receber a edição 2026.
