Portal do Município de Piracicaba

Com atividades em diversos locais, Piracicaba participou ativamente do Dia do Desafio

Programação elaborada pela Prefeitura contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas

Por CCS / Publicado em 29/05/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

Com objetivo de incentivar à prática esportiva, Piracicaba participou na quarta-feira, dia 27/05, de mais uma edição do Dia do Desafio. Com uma programação elaborada pela Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades, que atendeu todas as regiões da cidade, centenas de pessoas, das mais variadas faixas etárias, realizaram alguma atividade física nos espaços públicos, como varejões, parques e ginásios. A coordenação do evento na Secretaria estima que aproximadamente 500 pessoas participaram das atividades.

A programação gratuita teve início logo pela manhã, no Ginásio do Parque Prezotto, com treinamento funcional. No Parque da Rua do Porto, foi realizada uma aula de alongamento, sob orientação da professora da Pasta, Janine Diório. As amigas Sônia Rosário e Engracia Laranjeira, chegaram de viagem na noite anterior. Porém, o cansaço não foi motivo de desculpa. “Acordamos cedo e aqui estamos participando do evento”, disseram animadas.

A imagem mostra um grupo de 13 pessoas, predominantemente mulheres de meia-idade e idosas, reunidas ao ar livre em um parque ensolarado. O grupo está posicionado em frente a uma grande árvore, com um banco de madeira visível ao fundo. * A maioria das pessoas está vestida com roupas esportivas ou casuais, adequadas para uma atividade física. * Duas das participantes vestem camisetas azuis idênticas com a inscrição "CAMINHADA GERAÇÕES", sugerindo que fazem parte de um evento ou grupo organizado. * No centro, uma mulher está agachada com as mãos nos joelhos, enquanto um homem à esquerda está agachado na frente do grupo, com a mão no queixo. * O ambiente é um espaço público aberto, com gramado verde, luz natural intensa e sombras projetadas pelas árvores, indicando um dia claro. O clima parece ser de descontração e convívio social, típico de grupos de caminhada ou atividades físicas comunitárias para a terceira idade.
As amigas Sônia e Engracia (à direita, em pé e de camisa azul), e os demais participantes, na aula de alongamento realizada no Parque da Rua do Porto.

Foram realizadas atividades para maiores de 18 anos ainda no Varejão do Jardim Eldorado, com pilates e condicionamento físico, e no Varejão da Pauliceia, uma aula animada de macroginástica. sob orientação do professor Rogério Constantino.

A imagem mostra um grupo de pessoas de diversas idades praticando exercícios físicos em um espaço coberto, amplo e com estrutura de concreto. * O grupo está posicionado em fileiras, todos com os braços estendidos lateralmente, realizando uma postura de alongamento. * Muitas das pessoas vestem camisetas coloridas, algumas com estampas relacionadas a atividades físicas ou grupos de ginástica, e trajes esportivos confortáveis. * O ambiente parece ser uma quadra ou um centro comunitário, com piso de cimento, colunas de suporte e um teto alto com estruturas metálicas. * A iluminação é natural, proveniente das laterais abertas do espaço, criando um clima de bem-estar e prática de atividades em grupo.
Professor Rogério (camiseta azul marinho) durante mais uma edição do Dia do Desafio.

Crianças e adolescentes também participaram do evento com aulas de basquetebol, no Ginásio Garcia Neto (miniginásio), e voleibol no Ginásio do Jaraguá, para faixa etária dos 7 aos 17 anos. A melhor idade também marcou presença com jogos mentais (baralho e dominó), na Estação do Idoso. Atividades ainda foram realizadas na quadra de esportes do Jardim Sol Nascente e na Praça do Parafuso, na Vila Rezende.

Na opinião do secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, o Dia do Desafio tem um papel fundamental no fortalecimento das relações entre instituições e pessoas. “Aqui em Piracicaba temos uma grande adesão e, consequentemente, a manutenção da prática regular de atividade física como parte do estilo de vida das pessoas”.

O Dia do Desafio é uma iniciativa global liderada pela Tafisa (The Association For International Sport for All), que conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e que, no continente americano, é coordenada pelo Sesc São Paulo.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.