Com 10 medalhas de ouro, Seleção Piracicabana de Kickboxing fica com o 7º lugar no Campeonato Paulista
Competição reuniu mais de 600 atletas de todo o Estado e marcou unificação de diferentes equipes da cidade
Esporte que exige alto condicionamento físico, incluindo força, velocidade e coordenação motora, o kickboxing de Piracicaba vem tendo destaque nas competições e, neste final de semana, durante o 33º Campeonato Paulista, realizado entre os dias 01 e 03/05, em Bauru, e considerado o maior evento da modalidade no Estado.
Representando o município, a Seleção Piracicabana de Kickboxing, por meio do trabalho desenvolvido pelo projeto Em Busca de Campeões, que conta com a parceria da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, via chamamento público; conquistou a sétima colocação na classificação geral, em uma competição que reuniu mais de 600 atletas de todo o estado de São Paulo.


O resultado ganha ainda mais relevância diante do modelo adotado: pela primeira vez, o projeto promoveu a unificação de atletas de diferentes equipes da cidade, consolidando uma seleção municipal competitiva e estratégica. Formada por 22 atletas, Piracicaba superou equipes tradicionais, como Sorocaba, que contou com 68 competidores. No total, a equipe piracicabana conquistou 15 medalhas, sendo 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.
O técnico da seleção piracicabana, Isaías Silva, enfatizou o desempenho técnico. “Os atletas tiveram uma performance muito consistente. Conseguimos impor nosso ritmo em diversas categorias e isso reflete o trabalho sério que vem sendo desenvolvido nos treinos”.
A opinião também foi compartilhada pela chefe de equipe, Cristmi Niero, que ressaltou ainda o espírito coletivo da equipe. “Foi emocionante ver atletas de diferentes equipes vestindo a mesma camisa e lutando por um objetivo comum. Esse ambiente colaborativo fez toda a diferença dentro e fora do tatame e do ringue”.
O gestor do projeto, Frederico Mitooka, comemorou o impacto da iniciativa. “Conseguimos mostrar que, quando há união, planejamento e propósito, Piracicaba pode competir em alto nível com qualquer cidade do estado. A formação da seleção piracicabana é um passo estratégico para o fortalecimento do esporte local. Nosso agradecimento a Secretaria Municipal de Esportes pelo suporte à modalidade”.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Lúcio Thiago Alves Galdino Junior – Low Kicks (colorida) 67kg; Gabriel Nalin Ali – Kick Light e Light Contact 69kg; Gislaine Pereira – Kick Light e Light Contact 55kg Master; Sebastian Teles de Medeiros – Kick Light 69kg; Marcos Alves – K1 Rules Faixa Preta 81kg; Victor Barones Silva – Kick Light e Light Contact Master (dois ouros) e Arthur Domingues de Souza – Light Contact 57kg. Já as pratas com Maria Fernanda Ricci Silva – Light Contact 80kg; Maria Elisa Guilhem Cracco – K1 65kg; Claudia Carreno Gil – K1 +70kg e novamente com Arthur Domingues de Souza – Kick Light 57kg; e o bronze com Gustavo Lombardi Caliatto – Kick Light 57kg.
A Seleção Piracicabana já tem um novo compromisso importante no calendário, desta vez, em nível nacional, com a disputa do Campeonato Brasileiro, entre os dias 3 e 7 de junho, em Curitiba/PR.
