Xinfrim é baseado em experiências pessoais adquiridas em uma viagempesquisa pelo Brasil

Mais dois bairros recebem neste fim de semana o Circo em Todo Canto, projeto da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), de descentralização da cultura na cidade. No sábado, 28/10, a companhia Moscas Volantes se apresenta às 9h30 na Escola Municipal Antônio Domingos de Camargo, no Jardim Oriente. Já no domingo, 29/10, às 11h, a Cia Pé de Cana estaciona a Kombi Jabiraca no Campo Vera Cruz, no bairro Algodoal. Os eventos são gratuitos.

O Circo em Todo Canto é apresentado por três companhias circenses, MB Circo, Cia. Pé de Cana e Cia. Moscas Volantes, que se uniram e formam o Coletivo Piracema. Outras três apresentações do projeto da Semac já foram realizadas: 1º/10, em Artemis, 14/10, no Vila Fátima, e dia 15/10, no Boa Esperança.

Todo o aparato circense chega aos bairros em duas kombis, a Jabiraca e a Iracema, que antes do espetáculo percorrem o bairro convocando a população. Em seguida, volta ao local da apresentação para montar cenário e deixar tudo pronto pro circo.

Nelson do Bigodinho é um palhaço que faz de tudo para surpreender a plateia

No Jardim Oriente, o espetáculo em cartaz é Nelson do Bigodinho, um palhaço que faz de tudo para surpreender a plateia com números circenses clássicos. Tem números de malabarismo, monociclo, bolas mágicas de cristal, entre outros.

Já no Algodoal, o espetáculo se chama Xinfrim, baseado em experiências pessoais adquiridas em uma viagem/pesquisa pelo Brasil realizada pela Cia Pé de Cana. O cenário desse espetáculo é composto por uma Kombi que representa literalmente suas casas e traz o contexto das itinerâncias.

“O circo tem a potência de comunicar diretamente com o público de forma simples, direta e divertida, trazendo à tona lembranças antigas para os adultos e levando a criança para o mundo imaginário, com essa ferramenta conseguimos atender o público de todas as idades com um espetáculo divertido para toda a família”, conta Bruno Peruzzi, do Coletivo Piracema.

SERVIÇO – Circo em Todo Canto. Sábado, 28/10, às 9h30, no bairro Jardim Oriente (avenida Professor Atonio Sanches de Oliveira, 155). Domingo, 29/10, às 11h, no Campo Vera Cruz do bairro Algodoal (rua Emílio Bertozzi, 1327). Entrada gratuita.