Na próxima quarta-feira, 12/10, acontece a 24ª entrega do presente para Oxum – o Balaio de Oxum, no rio Piracicaba, em frente à Casa do Povoador. A realização é do Templo de Umbanda Integrativa Caboclo Pena Branca. A cerimônia tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN). O evento é gratuito e aberto à população.

24ª entrega do presente para Oxum – o Balaio de Oxum acontece dia 12/10

A finalidade do Balaio de Oxum é pedir a paz e o amor entre as religiões, contra a intolerância religiosa, promover a cultura do respeito, tolerância e do diálogo entre iguais no direito a professar a fé e crença religiosa. Deusa das águas, do amor e da ternura, o balaio dedicado a Oxum é composto pela comida preferida da orixá, omocolum, além de frutas, espelho, pente, sabonete e perfume.

A entrega do Balaio para Oxum tornou-se tradição e evento fixo do calendário do Templo de Umbanda Integrativa Caboclo Pena Branca, que tem à frente a mãe de santo Ana Paula Rodrigues Guerra. O evento conta com a presença dos mais de 150 membros da casa do Caboclo Pena Branca, além de seguidores. “Esse movimento, além de cultural e religioso, é também um movimento de cura, pois ao trabalhar com a força e energia das águas doces, regidas pelo orixá Oxum, promove-se a cura de nossas dores físicas, mentais e espirituais”, explica Ana Paula.

SERVIÇO – 24ª entrega do presente para Oxum – o Balaio de Oxum. Pelo Templo de Umbanda Integrativa Caboclo Pena Branca. Na quarta-feira, 12/10, às 9h, em frente à Casa do Povoador, localizada na avenida Beira Rio, s/n, Centro. Gratuito.