A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) iniciou na última semana a temporada 2024 de atividades no Ciet (Centro Infantil para Educação de Trânsito), que visa a conscientização e humanização sobre as leis de trânsito, por meio de aulas teóricas e práticas. A primeira instituição de ensino deste ano foi a Escola Municipal Prof. André Franco Montoro, com 24 alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Escolas interessadas em participar podem se inscrever pelo telefone (19) 3433-0328. As visitas vão até dezembro, com exceção do mês julho, devido ao período de férias escolares.

buggys com estudantes trafegando pela minicidade
Estudantes, acompanhados dos monitores, trafegam com buggys no Ciet – Foto Justino Lucente

Fundado em setembro de 1996, o Ciet, que está situado nas dependências do Parque da Rua do Porto, desenvolve conteúdo pedagógico de ensino seguindo orientações do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, com adaptações à realidade e à necessidade do município. Os encontros são direcionados às crianças de 5 a 11 anos de idade, que cursam do Jardim II ao 5º ano do ensino fundamental. O atendimento é para cerca de 45 alunos por período.

As aulas teóricas trabalham temas como sinalização, meios de transportes, segurança (uso obrigatório do cinto) e valorização e respeito à vida, utilizando fantoches, músicas e vídeos. Nas aulas práticas, os estudantes, acompanhados de motoristas/monitores, trafegam com buggys na “minicidade” de passeio (na condição de passageiros) e também como pedestres. Nesta “minicidade” há pista com todas as sinalizações, placas indicativas e informativas, semáforos e faixas de segurança.

“Com o Ciet, nossa tarefa é conduzir a nova geração para uma formação consciente como cidadão, com atitudes e comportamentos de respeito consigo mesmo e com o próximo, tendo criticidade sobre o comportamento correto no trânsito”, explicou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

imagens de estudantes em sala de aula observando instrutor na frente
Aulas teóricas no Ciet preparam estudantes para a prática na minicidade – Foto Justino Lucente

APRENDIZADOS – Para Anny Fernandes, 6, uma das alunas da E.M. Prof. André Franco Montoro, a visita ao Ciet resultou em diversos aprendizados. “Ficou muito claro que as pessoas só podem atravessar na faixa de pedestres apenas quando o semáforo estiver na cor vermelha para o carro. E o carro só pode passar quando ver o sinal verde”, disse.

Quem também entendeu diferentes regras do trânsito durante a visita ao Ciet foi Davi Fuentes, 6. “É preciso olhar para todos os lados para atravessar a rua e ver se não tem carro ou moto vindo. E as crianças devem usar cinto de segurança, assim como os adultos”, comentou. “Eu amei andar de buggy aqui, porque vi tudo o que tem na cidade, como placas de sinalização, semáforo, faixa de pedestres”, acrescentou Davio Lucas Timóteo, 6.

Segundo a professora Fernanda Pedroso, que acompanhou os alunos na visita ao Ciet, os aprendizados são importantes para serem compartilhados com a família. “Fica mais fácil para os estudantes assimilarem com teória e prática juntos e, assim, levarem para a família, com o intuito de melhorar a segurança no trânsito”, afirmou.

Conforme o chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton, o objetivo no Ciet é tornar crianças e adultos menos vulneráveis aos acidentes de trânsito. “Com este trabalho educacional, estamos transformando os estudantes em agentes multiplicadores das informações. Além disso, após aprenderem, eles fiscalizam e cobram uma postura correta dos adultos nas questões do trânsito”, disse.