CCInter Bosques do Lenheiro recebe ReCriando Sabores

O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) promoveu ontem, 27/02, a 1ª edição de 2024 da oficina ReCriando Sabores. A ação foi realizada no Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Bosques do Lenheiro.

O projeto tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados. O CCInter, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, preparou o espaço para receber a ação com brincadeiras e dinâmicas entre os grupos. 

Andréa Almeida, presidente do Fussp, pontuou que o objetivo dessa edição é apresentar o milho e a mandioca como opções de alimentos saudáveis, que podem se transformar em diversas receitas saborosas. “Estamos explicando tanto para as crianças quanto para os adultos a importância de consumir vegetais, legumes, verduras e frutas in natura, porque são muito mais nutritivos, além de serem acessíveis”, disse. 

Público 50+ recebe orientações de voluntária do ReCriando Sabores

A ação se iniciou com uma dinâmica de caça ao tesouro, na qual crianças e adultos tiveram que buscar itens escondidos pelo espaço a partir de pistas dadas pelos voluntários. Após uma explicação didática sobre os alimentos, a equipe serviu milho na espiga, pipoca, bolo de fubá, dadinho de tapioca com geléia e salada de frutas aos participantes do projeto. 

A coordenadora do CCInter, Sarah Elis Vicentin, destacou a oportunidade de levar uma alimentação mais saudável e acessível para o público da instituição. “Já tivemos a oportunidade de receber o projeto em outra unidade do CCInter e foi muito proveitoso. Estamos felizes em poder proporcionar uma ação tão importante como essa para nosso público de hoje, que são as crianças a partir de 6 anos e o público 50+”, disse.

Tatiane Stella, voluntária do projeto, ressaltou a relevância da ação intergeracional. “Conversamos sobre todo o processo de colheita do milho, desde seu plantio até a chegada do alimento à mesa. Além de levar opções de receitas à comunidade, nossa intenção é desmistificar o consumo desses vegetais”, disse.

Voluntária prepara alimentos para participantes do projeto

CCINTER — As unidades do centro de convivência oferecem proteção social preventiva a situações de risco e vulnerabilidade, promovendo socialização e interação entre as faixas etárias. A instituição atende, diariamente, crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos; jovens entre 15 e 17 anos; adultos acima de 50 anos e pessoas idosas a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, inscritos no Cadastro Único.

Como participar — Para se voluntariar ao projeto ReCriando Sabores, basta se cadastrar na plataforma PiraSolidária. O portal é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança. Para participar, é preciso fazer o cadastro e escolher uma região ou instituição específica para prestar voluntariado. 

Participantes do projeto aproveitam ação no CCInter