Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

CCInter Bosques do Lenheiro recebe ReCriando Sabores em sua 1ª edição de 2024

Projeto do Fussp propõe incentivar consumo de alimentos naturais

Por CCS / Publicado em 28/02/2024  / Atualizado em 07/03/2024
Tempo de leitura: 4 minutos.
CCInter Bosques do Lenheiro recebe ReCriando Sabores

O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) promoveu ontem, 27/02, a 1ª edição de 2024 da oficina ReCriando Sabores. A ação foi realizada no Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Bosques do Lenheiro.

O projeto tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados. O CCInter, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, preparou o espaço para receber a ação com brincadeiras e dinâmicas entre os grupos. 

Andréa Almeida, presidente do Fussp, pontuou que o objetivo dessa edição é apresentar o milho e a mandioca como opções de alimentos saudáveis, que podem se transformar em diversas receitas saborosas. “Estamos explicando tanto para as crianças quanto para os adultos a importância de consumir vegetais, legumes, verduras e frutas in natura, porque são muito mais nutritivos, além de serem acessíveis”, disse. 

Público 50+ recebe orientações de voluntária do ReCriando Sabores

A ação se iniciou com uma dinâmica de caça ao tesouro, na qual crianças e adultos tiveram que buscar itens escondidos pelo espaço a partir de pistas dadas pelos voluntários. Após uma explicação didática sobre os alimentos, a equipe serviu milho na espiga, pipoca, bolo de fubá, dadinho de tapioca com geléia e salada de frutas aos participantes do projeto. 

A coordenadora do CCInter, Sarah Elis Vicentin, destacou a oportunidade de levar uma alimentação mais saudável e acessível para o público da instituição. “Já tivemos a oportunidade de receber o projeto em outra unidade do CCInter e foi muito proveitoso. Estamos felizes em poder proporcionar uma ação tão importante como essa para nosso público de hoje, que são as crianças a partir de 6 anos e o público 50+”, disse.

Tatiane Stella, voluntária do projeto, ressaltou a relevância da ação intergeracional. “Conversamos sobre todo o processo de colheita do milho, desde seu plantio até a chegada do alimento à mesa. Além de levar opções de receitas à comunidade, nossa intenção é desmistificar o consumo desses vegetais”, disse.

Voluntária prepara alimentos para participantes do projeto

CCINTER — As unidades do centro de convivência oferecem proteção social preventiva a situações de risco e vulnerabilidade, promovendo socialização e interação entre as faixas etárias. A instituição atende, diariamente, crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos; jovens entre 15 e 17 anos; adultos acima de 50 anos e pessoas idosas a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, inscritos no Cadastro Único.

Como participar — Para se voluntariar ao projeto ReCriando Sabores, basta se cadastrar na plataforma PiraSolidária. O portal é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança. Para participar, é preciso fazer o cadastro e escolher uma região ou instituição específica para prestar voluntariado. 

Participantes do projeto aproveitam ação no CCInter

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.