Compondo a programação do projeto Cine nos Bairros, a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) em parceria com a SEMA (Secretaria Municipal e Agricultura e Abastecimento) apresenta neste sábado, 08, às 19h30, no Varejão do Parque 1º de Maio, o longa-metragem “Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme”. A entrada é gratuita.

A história expande o conceito dos Stradivarius, uma família tradicional de feiticeiros, que é meramente mencionada na série original (exibida na TV Cultura). Com a chegada iminente do alinhamento dos planetas, um evento que fortalece os poderes de todos os magos, Losângela (Marieta Severo) rouba o livro de magia de Morgana (Rosi Campos) o que causa a perda dos poderes de Morgana e do Dr. Victor (Sérgio Mamberti). Losângela se alia ao Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) e seu ajudante Rato (Matheus Nachtergaele), ambos com intenções de demolir o Castelo.

As esperanças do Castelo ficam nas mãos do sobrinho de Morgana e Victor, Nino Stradivarius, um menino de 300 anos aprendiz de feiticeiro. Nino também procura lidar com o fato de que não é um garoto normal, o que dificulta sua capacidade de fazer amigos. No entanto, é justamente fazendo amizade com as crianças Cacau, João e Ronaldo que ele encontra um meio de salvar o Castelo e seus tios.

DIFERENTES VAREJÕES

Lançado oficialmente em maio, o projeto Cine nos Bairros chega em setembro a varejões de quatro bairros diferentes de Piracicaba, além da Estação da Paulista e do Teatro do Engenho, espaços que já recebem o projeto desde seu lançamento. Vila Rezende, Parque 1º de Maio, Parque dos Eucaliptos e Mário Dedini II serão contemplados com apresentações gratuitas de filme nacionais.

A programação nos varejões, que acontece sempre aos sábados e às 19h30, começa no dia 08, quando o Parque 1º de Maio recebe Castelo Rá-Tim-Bum O Filme. No dia 15, acontece no Varejão do bairro Mario Dedini II a apresentação de A Ostra e o Vento. Amor & Cia será a atração do dia 22 no Parque dos Eucaliptos. E o filme Uma Vida em Segredo chega ao Varejão da Vila Rezende no dia 29.

“O objetivo do projeto é contribuir com a diversidade do cinema em Piracicaba, trazendo à cidade títulos importantes, clássicos e recentes, longas e curtas metragens, dos mais variados gêneros produzidos no Brasil. Trata-se de uma forma de levarmos cinema de qualidade à nossa população, de forma gratuita”, explica a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.

ESTAÇÃO DA PAULISTA E TEATRO DO ENGENHO

As exibições do projeto Cine nos Bairros na Estação da Paulista e no Teatro do Engenho acontecem sempre às 14h30. Durante o mês de setembro, a Estação da Paulista recebeu o longa O Homem Que Virou Suco no dia 04. A Estação exibirá A Hora da Estrela nos dias 11 e 18 e Madame Satã no dia 25. Já o Teatro do Engenho recebeu Cafundó e Vida de Menina no dia 05.

CINE NOS BAIRROS

Desenvolvido pela SEMAC em parceria com a SEMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), o projeto Cine nos Bairros é responsável por levar sessões gratuitas de cinema à espaços públicos de Piracicaba. Entre os espaços estão a Estação da Paulista (célula Misp) e o Teatro do Engenho.

“O cinema brasileiro é marcado por sua criatividade e poder de criação e invenção. O que historicamente nos separava do mercado internacional, especialmente os trabalhos produzidos nos Estados Unidos era a disparidade quanto a qualidade técnica. Porém hoje os produtores nacionais já estão conseguindo uma qualidade semelhante”, afirma o agente cultural da SEMAC e coordenador do Misp Raul Rozados.

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO – CINE NOS BAIRROS

Dia 08, sábado