A ocorrência de novos casos de Covid-19 segue estável em Piracicaba, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Segundo levantamento, nos últimos 90 dias, o número de notificações/dia caiu 72,6%, saindo de 161 para 44 notificações/dia, em média; os números de novos casos teve queda de 78,2%, saindo de 92 para 20 confirmações/dia, em média.

Conforme explica o médico e subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., ainda não foi registrado na cidade a nova cepa da Covid-19, a subvariante Ômicron (BQ.1). "Não é motivo para desespero, mas sim de mantermos o alerta para um possível aumento de casos. Estamos fazendo o monitoramento diário e orientamos que, a melhor forma de evitar a contaminação ou ter efeitos mais moderados da doença, é recebendo as doses da vacina que estão disponíveis nos postos de saúde da cidade. Além disso, é importante o uso de máscaras em locais com grande concentração de pessoas e a higienização das mãos com álcool em gel", reforçou.

Vacina contra a covid está disponivel em todas as unidades de saúde da cidade

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, também alertou sobre a importância da vacinação. "Temos uma excelente cobertura do primeiro ciclo vacinal que são as pessoas que tomaram a primeira e a segunda doses. Porém, temos muitas pessoas que ainda não receberam as suas doses adicionais e isso pode favorecer a retomada de novos casos, já que o organismo fica menos resistente à Covid-19. Por isso, chamamos a população para que agende sua dose e venha se vacinar", reforçou.

EM ATRASO – Segundo dados do Vacivida – ferramenta de controle e divulgação da aplicação da vacina da Covid-19 do Governo do Estado de São Paulo –, em Piracicaba, foram aplicadas 1.073.692 doses do imunizante, no entanto, existem 186.054 pessoas que estão em atraso com o recebimento de alguma dose da vacina. "É um número alto e precisamos que estas pessoas procurem receber o imunizante. É gratuito. Basta fazer seu agendamento no site do vacinapira", completou Filemon.

Mais de 186 mil pessoas estão em atraso com as doses adicinais da Covid-19

Com a segunda dose estão em atraso 18.998 piracicabanos; na primeira dose adicional (3ª dose), são 92.368 pessoas; na segunda dose adicional (4ª dose), são 73.476; e, na terceira dose adicional (5ª dose), são 1.212. "Estamos chegando ao final do ano, período de festas em que as pessoas se reúnem mais com amigos e familiares. Para garantirmos que estes momentos ocorram de forma saudável e segura, orientamos que as pessoas sigam as orientações de prevenção a Covid-19 e tomem a vacina", ponderou Muzilli Jr.

É importante lembrar que o indicador de internações na cidade está em situação estável, com menos de 10% de ocupação das vagas de enfermaria e UTI, há mais de 60 dias. "Caso tenha aumento de casos, a estrutura municipal de Saúde permite a abertura de mais leitos tanto de enfermaria quanto de UTI para atendimento da população", enfatizou o secretário de Saúde.

VACINAÇÃO – A partir de amanhã, sexta-feira, 11/11, será liberada nova agenda para imunização contra a Covid-19, a partir das 8h30, para os seguintes grupos: 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, 4 meses; e 4ª dose para 18 anos ou mais que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, 4 meses.

Para agendar a vacina, o piracicabano deve acessar o site do vacinapira

Ainda há vagas na primeira dose para todas as idades, a partir dos 3 anos; segunda dose da Pfizer pediátrica para quem tomou a primeira dose até 23/09; segunda dose da Pfizer para quem tomou a primeira dose até 23/09 (12 a 17 anos) e até 28/10 (18 anos ou mais); segunda dose da Coronavac para quem tomou a primeira dose até 21/10; segunda dose da Astrazeneca para quem tomou a primeira dose até 19/09; terceira dose para adolescentes; primeira dose adicional Janssen para quem tomou a dose única até 18/09, segunda dose adicional Janssen para quem tomou a primeira adicional até 19/07 e terceira adicional Janssen para quem tomou a segunda adicional até 19/07.

Para se vacinar contra a Covid-19 é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Piracicaba e comprovante de vacinação com a última dose. Além disso, a SMS reforça que ainda é obrigatório o uso de máscaras em unidades de saúde, conforme Decreto Estadual.