Reunião na Sema discutiu ações para controle da raiva dos herbívoros.
Equipes discutiram ações do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das equipes das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento (Sema) e de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses), reuniu-se com representantes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), no dia 24/07, com o objetivo de propor e divulgar medidas de prevenção à raiva em herbívoros (bovídeos, ovinos, caprinos, equídeos e suínos). A campanha é coordenada pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).

Equipes do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros estiveram em Piracicaba monitorando e controlando abrigos de morcegos hematófagos, transmissor do vírus da raiva, e o trabalho de conscientização com os produtores rurais para a vacinação do rebanho.

Dentre as ações de combate à doença, a vacinação dos bovídeos e equídeos mostra-se a mais simples e eficaz, uma vez que é protetiva. Com isso, evitam-se os prejuízos econômicos ao produtor, uma vez que o animal atacado não vem a óbito, e se garante a saúde pública.

“A raiva, devido à sua importância sanitária e econômica, necessita de uma equipe multidisciplinar para ser combatida. Nesse contexto, a articulação entre diferentes setores da esfera pública é fundamental para se garantir a perenização da cadeia agropecuária”, disse o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama.

Em caso de agressões que indiquem mordeduras ou para notificação de possíveis abrigos de morcegos hematófagos, acionar a Defesa Agropecuária Regional de Piracicaba pelo telefone (19) 3433-5309, ou pelo e-mail eda.piracicaba@sp.gov.br.

CANINOS E FELINOS – A mordedura de morcegos hematófagos também transmite raiva para cães e gatos, que podem ser vacinados gratuitamente através de agendamento no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O veterinário Eteocles Mendes, do CCZ, informou que em caso de morcegos caídos nas residências, é possível solicitar o recolhimento do animal, para ser examinado pela equipe. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 3427-2721.