Caminhão mestre da ArcelorMittal volta à Piracicaba
Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos e capacitar mestres de obra e pedreiros, o programa “Mestre ArcelorMittal” estará em Piracicaba, nos dias 9 e 10 de agosto. O curso gratuito, será oferecido dentro de um caminhão, com a estrutura de uma sala de aula, que ficará estacionado na área do Varejão da Paulista, avenida Dr. Paulo de Moraes, 2210. É a segunda vez que esta unidade móvel vem para Piracicaba.
A iniciativa é uma parceria da ArcelorMittal, com a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Trabalho e Renda (Semtre) e de Agricultura e Abastecimento (Sema), além do Sindicato da construção civil de Piracicaba (Sinticompi). O treinamento tem como foco a capacitação, a produtividade e a segurança.
As inscrições devem ser feitas de 22 a 30 deste mês, no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), da Semtre, à Rua Voluntários de Piracicaba, 728, Centro, das 8 às 16 horas. Os documentos necessários são CPF, RG e Carteira de Trabalho. A seleção será feita em conjunto com o sindicato.
Na unidade móvel acontecerão aulas exclusivas com carga horária de quatro horas, para 180 alunos, divididos em seis turmas de 30, nos períodos de manhã, tarde e noite. Além do material didático, os participantes também receberão brindes, lanche e certificado de conclusão do curso.
O curso será ministrado por engenheiro civil, abordando técnicas construtivas, formas, armação, concreto, alvenaria e segurança, entre outros assuntos, visando aprimorar o trabalho dos operários. Os profissionais devem sair do treinamento sabendo mais sobre todo o funcionamento da obra e, dessa forma, possam realizar o melhor acompanhamento das atividades no canteiro de obra.
Não há exigência de diploma, basta o aluno ser alfabetizado e ter no mínimo 18 anos. Com esse programa a empresa patrocinadora busca valorizar o mestre de obra e o pedreiro, reconhecendo sua importância e oferecendo uma oportunidade de afirmar-se em seu meio e desenvolver-se profissionalmente.
O presidente do sindicato, Edson Batista dos Santos, diz que a área da construção civil atravessa um momento importante, com muitas obras em andamento e há necessidade de mão de obra qualificada. Reconhece que a disputa pela presença deste caminhão pelo Brasil é grande e é um privilégio para o município recebê-lo. “Tenho certeza que a procura será grande e os pedreiros e mestres-de-obra aproveitarão esta oportunidade de se atualizarem”.
O Diretor da ArcelorMittal, Delmar Barros Ribeiro, diz que para a unidade de Piracicaba é importante desenvolver um projeto inovador e de grande valia para a sociedade, principalmente porque está diretamente relacionado à construção civil, segmento para o qual a empresa produz vergalhões em aço.
A secretária municipal de Trabalho e Renda, Angela Correa, ressalta que com a vinda do caminhão, Piracicaba ganha mais uma ação importante na área de qualificação e requalificação profissional, permitindo que a classe trabalhadora da construção civil (pedreiros, serventes e mestres de obra) participe, buscando se preparar melhor para o mercado de trabalho, pelo contato com tecnologias de ponta. “Esta iniciativa traz uma contribuição importante para o município, comprovando a eficácia das parcerias”.
Angela Correa lembra que este caminhão esteve na cidade, no segundo semestre de 2008. Na ocasião ficou mais dias, qualificando 200 pessoas. “A experiência foi altamente positiva e houve relatos de pessoas que conseguiram se reintegrar ao mercado ou até mesmo galgaram passos na carreira profissional em função do curso”.
ServiçoCaminhão-escola ArcelorMittal em Piracicaba
Data: 9 e 10 de agosto
Local: Varejão da Paulista, na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 2210
Inscrições: 22 a 30 deste mês- no CAT (Semtre)- Rua Voluntários de Piracicaba- 728- Centro
Documentos necessários: CIC, RG e Carteira de Trabalho
Conteúdo do curso: Técnicas construtivas; leitura básica de projetos; fundações; lajes; formas; armações; concretos; alvenaria/revestimentos; técnicas para o aumento de produtividade; segurança do trabalho e construção civil e meio ambiente
