Na imagem, pessoas nas estações de atendimento do Cadastro Único durante atendimento
Atendimento na Central do Cadastro Único

A partir de quinta-feira, dia 18/04, o Cadastro Único dará início ao atendimento descentralizado às famílias de Piracicaba. A ação, prevista para acontecer durante todo o ano, será realizada nas unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e beneficiará famílias em várias regiões da cidade.

Com a iniciativa, a população terá melhor acesso aos serviços e benefícios do CadÚnico, como novas inscrições e atualizações do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada para pessoa com deficiência e idosos (BPC), além de orientações sobre programas sociais do Governo Federal.

Para acessar os serviços do Cadastro Único, os interessados devem procurar o Cras mais próximo de sua residência e solicitar o agendamento. Além dessas ações, a Central do CadÚnico continuará atendendo normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.

Renata Sartore, da Coordenação de Gestão de Benefícios, explica que a ação visa dar agilidade às famílias nos territórios, ampliando o acesso das pessoas, principalmente daquelas que residem em bairros mais distantes.

Os endereços e telefones dos Cras Jardim São Paulo, Piracicamirim, Mário Dedini, Novo Horizonte, São José e Vila Sônia podem ser acessados no https://smads.piracicaba.sp.gov.br/protecao-basica/centro-de-referencia-de-assistencia-social-cras/.

O Cadastro Único para programas sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, ou seja, aquelas que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo (R$ 706), porém, ele também é utilizado por famílias que possuem renda acima, mas que estejam vinculadas ou em busca de algum programa ou benefício que utiliza do cadastro em suas concessões.

Palavras-chave: Cadastro Único, Cras, Bolsa Família, Smads.