A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto sedia até dia 31/03 a exposição de banners intitulada Quem Ama Pira Conhece, com fotos antigas de diferentes lugares da cidade, acompanhadas de informações históricas e curiosidades sobre os mesmos. A mostra resulta de parceria entre a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) e Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba). A visitação é gratuita é pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. A biblioteca está situada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro.

painel com vários banners com as fotos e informações da exposição
Mostra pode ser vista gratuitamente na biblioteca – Foto Justino Lucente

Em Quem Ama Pira Conhece há imagens e dados sobre lugares como o Engenho Central, fundado em 1881 com o intuito principal de processar grandes quantidades de cana-de-açúcar com maior eficiência do que os engenhos movidos por tração animal, e o Matadouro Público, local onde hoje é a sede da Semuhget, prédio que foi inaugurado em 1913, funcionando de 1914 até maio de 1973, quando foi fechado por decreto federal.

Outros locais que integram a mostra são Mercado Municipal, Casa do Povoador, Centro Cultural Martha Watts, Museu da Água, Rua do Porto e Estação da Paulista, divididos em oito banners, com mais de 40 imagens.

banners da exposição pendurados em painel
Exposição tem fotos e informações de diferentes espaços da cidade – Foto Justino Lucente

“Essa exposição foi pensada para que as pessoas tenham mais uma oportunidade de conhecer alguns pontos da cidade, adquirindo conhecimento sobre o município de outras épocas. Desta forma, podemos incentivar a reflexão sobre a importância da conservação destes espaços para a preservação da história de Piracicaba”, falou a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes.

SERVIÇO – Exposição de banners Quem Ama Pira Conhece, com fotos antigas de diferentes lugares da cidade. Na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Visitação gratuita até 31/03, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Informações: (19) 3433-3674.