Portal do Município de Piracicaba
 

Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto exibe filmes em homenagem ao Dia da Mulher

Programação especial celebra a trajetória e os desafios das mulheres na sociedade e no cinema

Por CCS / Publicado em 07/03/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Uma cena do filme Sofia Foi com uma sobreposição de imagens. No primeiro plano, o rosto de uma mulher aparece parcialmente iluminado, com destaque para sua boca e nariz. Ao fundo, há um corredor coberto com iluminação artificial, criando um ambiente noturno e introspectivo. Uma bicicleta estacionada e uma silhueta ao fundo reforçam a atmosfera urbana e solitária da cena.
Imagem de Sofia Foi, filme de Pedro Geraldo – Divulgação

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, em Piracicaba, exibe, amanhã, 8 de março, os filmes 60 Mulheres: O Brilho das Coreanas-Brasileiras, às 16h, e Sofia Foi, às 19h, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A exibição é realizada em parceria e com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP). A entrada é gratuita.

O documentário 60 Mulheres: O Brilho das Coreanas-Brasileiras, dirigido por Yoo Na Ki, retrata a trajetória das mulheres imigrantes coreanas que chegaram ao Brasil a partir da década de 1960. Enfrentando barreiras linguísticas e culturais, elas se estabeleceram, principalmente, na indústria da confecção. A produção também destaca a ascensão das gerações seguintes, que conquistaram espaço em áreas como cultura, medicina, direito e literatura.

Uma idosa de ascendência asiática, com cabelos grisalhos e óculos de armação roxa, está em primeiro plano olhando para o lado com uma expressão séria e reflexiva. No fundo, ligeiramente desfocada, há uma estátua de uma mulher vestindo um hanbok, traje tradicional coreano, segurando um bebê no colo. O cenário tem tons neutros e suaves, com cortinas ao fundo, reforçando uma atmosfera de memória e tradição.

Já o longa-metragem Sofia Foi, de Pedro Geraldo, acompanha um dia decisivo na vida de Sofia, uma jovem que, ao deixar seu apartamento, se perde pelos corredores da Universidade de São Paulo e revive memórias e encontros marcantes. O filme venceu o prêmio de Melhor Primeiro Filme no festival FIDMarseille 2023 e integra a Sessão Vitrine Petrobras, que promove o acesso ao cinema nacional.

A iniciativa é realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), por meio do Programa Pontos MIS, que leva exibições cinematográficas, oficinas e ações culturais a diversas cidades do estado. O Pontos MIS busca formar novos públicos e democratizar o acesso à cultura e ao cinema em municípios paulistas.

Para Rober Caprecci, assessor do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), a programação reforça a importância da valorização feminina no cinema. “Celebrar o Dia da Mulher por meio do cinema é reconhecer e dar visibilidade a essas histórias tão impactantes. Queremos emocionar, inspirar e provocar reflexões sobre a trajetória das mulheres em diferentes contextos”, afirma.

SERVIÇO – Exibição especial do Dia da Mulher. Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, 8 de março. Sessões de 60 Mulheres: O Brilho das Coreanas-Brasileiras, às 16h e Sofia Foi, às 19h. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3433-3674.


Secretarias e Outros órgãos