Portal do Município de Piracicaba
 

Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem será aberta no sábado, 08/03, Dia Internacional da Mulher

Inauguração acontece às 19h, como parte da programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Por CCS / Publicado em 05/03/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Arte da cartunista Laerte Coutinho selecionada para a Mostra Lapis

A mostra de humor gráfico Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem abre neste sábado, 8 de março, às 19h, no Parque do Engenho Central, Armazém 14, em Piracicaba/SP. A exposição, parte da programação oficial do Salão Internacional de Humor, celebra o Dia Internacional da Mulher e apresenta 120 obras de 78 artistas de 16 países, destacando a força feminina no humor gráfico.

Criada em 2011, a mostra busca oferecer espaço para artistas brasileiras e estrangeiras, sejam profissionais ou amadoras, abordando temas como empoderamento feminino, liberdade de expressão e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade contemporânea. Entre as participantes estão nomes como Fabiane Langona, Laerte Coutinho e Marilena Nardi, além de jovens talentos, como a iraniana Nilya Sadat Mirrezaie, de apenas 11 anos.

Arte selecionada para a exposição, Batom, Lapís e o que Elas quiserem – Artista MAGO POOL

Para Junior Kadeshi, organizador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a exposição é um espaço essencial para dar visibilidade às mulheres no humor gráfico e ampliar a diversidade de vozes dentro desse universo artístico. “O humor gráfico sempre foi um território predominantemente masculino, e eventos como este são fundamentais para equilibrar essa representatividade. Queremos que cada artista sinta que este é um espaço onde pode se expressar livremente e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo, contribuindo para um cenário mais inclusivo e democrático”, destaca.

Carlos Beltrame, secretário de Cultura de Piracicaba, reforça que a mostra é um manifesto artístico. “A cultura tem o poder de transformar e provocar reflexões. ‘O Que Elas Quiserem’ amplia o debate sobre o papel feminino na sociedade por meio da arte”, afirma. Segundo ele, a exposição também cumpre um papel importante na democratização do acesso à cultura. “Proporcionar um espaço como esse é garantir que a arte seja um instrumento de expressão para todas as mulheres, independente de sua origem ou experiência”, acrescenta.

Convite da abertura da Mostra paralela do Salão de Humor

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.