Portal do Município de Piracicaba

Banda União Operária é atração do Bem-Vindo ao Engenho no domingo, 30/08

Projeto tem como proposta ampliar ocupação cultural do Engenho Central aos domingos, oferecendo gratuitamente atrações gratuitas à população das 10h às 12h

Por CCS / Publicado em 26/08/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

A tradicional e centenária Banda União Operária será a atração do domingo, 30/08, do projeto Bem-Vindo ao Engenho, promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A apresentação gratuita será realizada das 10h às 12h e acontece no palco localizado próximo à entrada do Engenho Central pela passarela Pênsil. No repertório, peças de música sinfônica, choros, dobrados e valsas tradicionais brasileiras. O evento faz parte da programação de aniversário dos 259 anos do município de Piracicaba, que pode ser conferida no link: https://piracicaba.sp.gov.br/lp/pira259anos/ 

A imagem mostra uma grande banda ou orquestra de sopros se apresentando em um palco de teatro. Os músicos estão sentados em várias fileiras, tocando instrumentos como trompetes, trombones, saxofones, tubas, eufônios e percussão. Todos têm partituras em estantes à frente. No centro do palco, um maestro de terno está de costas para o público, conduzindo o grupo com os braços erguidos. O palco tem piso de madeira, cortinas pretas ao fundo e iluminação quente.
Banda em recente concerto especial em comemoração aos seus 120 anos de história, no Teatro do Engenho.

Fundada em 01 de maio de 1906, a Corporação Musical União Operária é um dos ícones culturais de Piracicaba. Os momentos cívicos, religiosos, sociais e políticos de Piracicaba sempre contaram com a presença da banda. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, por exemplo, a banda acompanhou o batalhão piracicabano até a Estação da Paulista, onde embarcou para a luta.

Atualmente, sob regência do maestro Jonatas Dionísio, a banda oferece assistência musical a mais de 100 alunos músicos distribuídos em dois programas musicais e abre-se todo semestre 40 vagas totalmente gratuita para aulas de música em sua sede, localizada na rua Santo Antônio, 502, no centro, fazendo da banda uma instituição ativa em vários segmentos culturais e educacionais. 

O Bem-Vindo ao Engenho tem como proposta ampliar a ocupação cultural do Engenho Central aos domingos, oferecendo gratuitamente atrações de música, teatro e circo à população. Além das apresentações, o público poderá aproveitar a praça de alimentação com food trucks, que oferecem opções de doces, salgados e bebidas.

SERVIÇO – Bem-Vindo ao Engenho com a Corporação Musical União Operária. Domingo, 30/08, das 10h às 12h, no Engenho Central (av. Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Entrada gratuita.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.