Portal do Município de Piracicaba
 

Artigo da equipe da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família é selecionado para publicação em revista especializada

Trabalho mostra como serviços podem promover inclusão e reconhecimento das diversidades

Por CCS / Publicado em 30/06/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem retrata um grupo diversificado de crianças e adultos em um espaço interno. * As crianças estão vestidas com camisetas escuras com notas musicais e calças brancas. * Algumas delas estão agachadas na frente, enquanto outras estão em pé atrás. * Os adultos, que parecem ser supervisores ou educadores, estão ao fundo, usando roupas casuais e sorrindo. O ambiente é bem iluminado, com paredes de tijolos e uma estrutura de madeira visível.
O artigo foi elaborado com base no trabalho realizado pela equipe do CRAS Jardim São Paulo

O artigo Resgate da Ancestralidade Africana com Crianças e Adolescentes do CCInter Itapuã de Piracicaba/SP, elaborado pela equipe da Proteção Social Básica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim São Paulo e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, está entre os 22 trabalhos selecionados para publicação em uma revista especializada da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS). O lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano.

O relato foi desenvolvido com base no trabalho social com famílias. Participam da autoria do artigo Fernanda dos Santos Varandas, pós-doutora em Serviço Social pela UNESP Franca e secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família de Piracicaba; Jamyle Martins de Sousa, coordenadora do CRAS Jardim São Paulo; Maria Regineide Gomes Carvalho, diretora da Proteção Social Básica; e Isabela Maria Tietz, psicóloga e técnica de referência do CRAS.

O trabalho buscou apresentar possibilidades inovadoras de atuação que considerem as diversidades e as interações sociais nos serviços da cidade. A coleta de dados ocorreu por meio de conversas informais, rodas de conversa e momentos de interação cotidiana com os participantes.

A seleção dos artigos pela SEDS considerou a abrangência macrorregional, valorizando a diversidade de experiências dos três serviços da Proteção Social Básica e suas variadas ofertas. Os trabalhos escolhidos são provenientes dos municípios que participaram da 1ª Mostra da Proteção Social Básica, realizada em setembro de 2024.

A revista que publicará o artigo tem como objetivo dar visibilidade à produção de conhecimento e tecnologias sociais realizadas pelos municípios, além de promover uma reflexão crítica sobre metodologias, modelos de serviço e possibilidades de atuação dentro do atual contexto socioeconômico e cultural.

“É motivo de muito orgulho ter uma experiência do CRAS articulado ao serviço de convivência de crianças e adolescentes selecionado como uma prática inovadora e criativa entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Demonstra que a Assistência Social, por meio dos serviços executados, se encontra no caminho certo, buscando sempre atender com qualidade e compromisso a população piracicabana”, destacou Fernanda Varandas, secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família.

A lista completa dos artigos selecionados está disponível em:
https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/seds-divulga-resultado-final-do-edital-para-publicacao-de-artigos-sobre-trabalho-social-com-familias


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.