O prefeito Luciano Almeida acompanhou o trabalho dos voluntários durante a ação

Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, a Amoporto (Associação dos Moradores e Comerciantes da Rua do Porto) realizou no último sábado, 28/10, o Arrastão Ecológico no rio Piracicaba, que retirou cerca de três toneladas de resíduos. O prefeito Luciano Almeida acompanhou o trabalho dos voluntários.

“O descarte irregular de resíduos pode causar diversos transtornos à cidade e à população. Podem obstruir bocas de lobo e galerias de águas pluviais, causando alagamentos em dias de chuva, e ainda poluir rios, córregos e cursos d’água, ocasionando prejuízos ao meio ambiente. Por isso, são importantes ações como essa, porque sensibilizam as pessoas a entenderem a necessidade do descarte regular de resíduos. A Prefeitura disponibiliza, além da coleta de lixo e da coleta seletiva, os serviços do Catacacareco e os ecopontos, destinados exclusivamente para o descarte correto, desde móveis até restos de construção civil e podas”, disse Luciano Almeida.

Durante a atividade, os participantes foram divididos em grupos, que percorreram as margens do rio Piracicaba fazendo a coleta de lixo e resíduos. A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Piracicaba (AMA – Nova Piracicaba) realizou ainda um plantio de mudas de árvores nativas na avenida Cruzeiro do Sul, objetivando a recuperação e preservação da mata ciliar.

Arrastão Ecológico recolheu quase 3 toneladas de resíduos do rio Piracicaba

“Em nome da Amoporto, gostaria de ressaltar a presença dos grupos e de voluntários individuais que deram a sua contribuição para o evento e enfatizar a necessidade das pessoas serem mais cuidadosas, não jogando lixo nas ruas, bueiros e no rio”, salientou Marco Casarotti, primeiro-secretário da Associação.

“O Arrastão Ecológico já se tornou um evento constante no calendário do município. Promove não apenas a limpeza do leito do rio mas também é uma ação educativa, que busca trazer à população a importância do descarte correto de resíduos”, destacou a educadora ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Laís Ferraz de Carvalho.

A ação contou também com a participação do Instituto Beira-Rio, SOS Piracicaba e Pira no Plogging.

A AMA – Nova Piracicaba realizou ainda um plantio de mudas de árvores nativas na avenida Cruzeiro do Sul

SERVIÇOS – O catacacareco recolhe móveis e utensílios, como, por exemplo, fogão, geladeira, guarda-roupa, sofá, mesa, cadeira, tanque de lavar roupa. Para descartá-los, basta protocolar o pedido via SIP-156 e o caminhão irá até a residência para recolhê-los, sem custo nenhum. Todo o material recolhido é encaminhado para a Ambiental, empresa terceirizada, que realiza a destinação correta de acordo com cada item.

Já os ecopontos podem receber materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis). O descarte é permitido somente para pessoas físicas, limitado a pequenos volumes de entulho em até um metro cúbico por dia, e a população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo.

Para denunciar descarte irregular de entulho, é preciso anotar a placa do veículo e informar a Prefeitura por meio do SIP-156 ou o Pelotão Ambiental no telefone (19) 3426-1996.

Confira a localização dos Ecopontos em Piracicaba (todos os ecopontos funcionam das 7h às 17h, de segunda a sábado):

Ártemis – rua Fioravante Cenedese

Bosques do Lenheiro – rua Sapucaia

Mário Dedini I – rua Antônio Franco de Lima

Mário Dedini II – Rua dos Topázios

Monte Rey – rua Giovanni Ferrazo

Oriente – rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes com a rua Dr. Raul Machado Filho

Santo Antônio – rua João Laurelli