Portal do Município de Piracicaba

Arrastão contra a dengue atende dez bairros no sábado, 22/08

Trabalho é realizado pelas Equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes, inservíveis que podem ser criadouros do Aedes aegypt serão recolhidos

Por Comunicação Social / Publicado em 20/08/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) vão trabalhar em dez bairros da região da Vila Sônia neste sábado, 22/08: Jardim dos Manacás, Jardim São Luiz, Parque Bela Vista, Jardim Nossa Senhora das Graças, Loteamento Humberto Venturini, Jardim Maria Helena, Jardim Três Marias e Parque Orlanda I, II e III.

Vinculadas ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes percorrem os bairros das 8h às 14h, para recolher inservíveis que podem acumular água e servir de local para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O ponto de encontro será o Varejão da Vila Sônia, localizado na rua Peixoto Gomide. Os arrastões realizados até julho deste ano recolheram aproximadamente 198 toneladas de material.

Dois agentes de saúde pública, vestindo uniformes oficiais, estão parados em frente a um portão residencial, realizando uma inspeção de rotina relacionada ao combate à proliferação do mosquito da dengue. A cena apresenta uma composição simples e direta, focada nos dois indivíduos posicionados de costas para a câmera, voltados para um portão metálico fechado. O enquadramento é frontal, mantendo os dois profissionais em um plano médio que destaca a uniformidade e a ação profissional de fiscalização. O espaço é delimitado por uma fachada de concreto, com a calçada ocupando o primeiro plano e os agentes centralizados no meio da cena, transmitindo uma sensação de imobilidade temporária enquanto aguardam atendimento ou registram informações no local da visita. Os dois agentes apresentam características físicas semelhantes de altura e porte físico, ambos vestindo uma combinação distinta de coletes escuros com a inscrição "Arrastão Dengue" nas costas, sobre camisas de manga longa amarelas e calças laranjas vibrantes, típicas de equipes de serviços públicos. O agente à esquerda utiliza um chapéu de palha de aba larga, enquanto o da direita usa um chapéu de tecido verde estilo "boonie hat". Ambos calçam botas escuras e mantêm uma postura atenta e profissional, com as mãos visíveis, sugerindo que estão prontos para interagir com os moradores da residência identificada pelo número 276. Esta imagem é uma fotografia documental capturada com luz natural, preservando as cores reais e a textura dos materiais presentes. A execução técnica privilegia a clareza, mantendo um foco nítido tanto nos personagens quanto nos detalhes da estrutura, como a textura do cimento do muro e o padrão do portão. Não há manipulações estilísticas aparentes, refletindo um registro realista e despretensioso que serve para documentar uma prática comum de saúde comunitária, focando no aspecto cotidiano e informativo da cena. O cenário é uma área urbana externa, possivelmente uma rua residencial em uma manhã ensolarada e límpida, com sombras curtas projetadas sob os pés dos agentes, indicando um horário próximo ao meio-dia. O ambiente ao redor inclui um barril vermelho à esquerda e uma lona azul parcialmente visível à direita, sugerindo um contexto de vizinhança comum. A iluminação é forte e direta, eliminando grandes contrastes e garantindo que todos os elementos da cena sejam visíveis com clareza. A atmosfera é calma e rotineira, transmitindo a sensação de um dia de trabalho comum em um ambiente residencial brasileiro.
Equipes percorrem bairros para recolher materiais que podem se transformar em criadouros

Até o dia 18/08, foram registradas, em dados provisórios, 7.067 notificações, com 78 confirmações de dengue e nenhum óbito. Em dados consolidados, no mesmo período de 2025, foram 21.325 notificações, 5.768 confirmações e 5 óbitos e em 2024, 59.358 notificações, 29.143 confirmações e 16 óbitos.

O arrastão integra o conjunto de ações permanentes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para estimular a população a intensificar a verificação de possíveis criadouros dentro das residências, além de orientar sobre as medidas de combate ao mosquito e reforçar a importância da participação de todos para evitar a proliferação do vetor.

PREVENÇÃO – Dez minutos por semana bastam para incluir rotinas de prevenção contra o Aedes aegypti. É preciso ficar atento em locais e equipamentos que podem acumular água, mesmo aqueles que não parecem óbvios, como ralos em locais externos e reservatórios de degelo de geladeira, por exemplo.

É importante também receber bem os agentes de saúde e de endemias que vão até as casas para orientar e vistoriar. Eles são aliados essenciais no combate à dengue, zika e chikungunya.

Entre os principais cuidados para prevenir a dengue estão eliminar focos de água parada, manter pratos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas com a boca para baixo, limpar calhas, não descartar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, tratar piscinas com cloro, evitar o acúmulo de água em pneus e lavar semanalmente os bebedouros de animais.

O uso de repelente, que pode ser retirado gratuitamente por gestantes e pessoas com dengue nas unidades de saúde, também é recomendado, especialmente em ambientes fechados. Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.

VACINA – A vacina contra a dengue segue disponível na rede municipal de saúde para crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto UBS Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nos feriados e pontos facultativos, as unidades permanecem fechadas e portanto, não há vacinação.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.