Portal do Município de Piracicaba

Arrastão atende 12 bairros da região de Santa Teresinha no sábado, 12/09

rabalho é realizado pelas Equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes; inservíveis que podem ser criadouros do Aedes aegypt são recolhidos

Por Comunicação Social / Publicado em 10/09/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculadas ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, vão percorrer 12 bairros da região de Santa Teresinha no sábado, 12/09: IAA, Vila Rios, Parque das Indústrias, Jardim São Benedito, Jardim Lídia, Jardim Castor, Jardim Conceição, Residencial Andorinhas, Jardim Bessy, Jardim Taiguara, Residencial Caieiras e Chácara Santo Antonio.

A ação acontece das 8h às 14h para recolher inservíveis que podem acumular água e servir de local para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O ponto de encontro será o Varejão do IAA, localizado na avenida João Pedro Corrêa, no cruzamento com a rua Paraibuna. Os arrastões realizados até agosto deste ano recolheram aproximadamente 225 toneladas de material.

Esta fotografia mostra dois agentes de saúde pública, vestidos com seus uniformes, interagindo em frente a um portão residencial para realizar uma inspeção de rotina contra o mosquito da dengue. A composição da cena é focada em uma interação de trabalho em um ambiente urbano simples, com o enquadramento mostrando os dois homens em lados opostos do portão. O agente à esquerda está gesticulando e conversando, enquanto o agente à direita, visto de costas, parece verificar algo através das grades do portão, onde um carro está estacionado. A disposição cria uma perspectiva que nos posiciona como observadores externos de uma ação de vigilância comunitária. O primeiro sujeito é um homem de meia-idade, com cabelos curtos e claros, vestindo uma camisa verde de manga longa com um colete por cima, calças escuras e sapatos pretos. Sua postura é comunicativa, com as mãos erguidas como se estivesse explicando algo. O segundo sujeito, posicionado à direita, veste um boné vermelho, uma jaqueta amarela vibrante e um colete preto oficial onde se lê "ARRASTÃO DENGUE 2024", além de calças laranjas. Ele está de costas, com as mãos próximas ao portão, indicando uma atitude de observação ou trabalho ativo. A imagem é uma fotografia documental direta, sem filtros artísticos, capturando a realidade do trabalho de campo dos agentes de saúde. A técnica é simples e funcional, focada na nitidez e no registro informativo, com um estilo que prioriza a clareza visual para documentar a atividade pública realizada no cotidiano das ruas. O cenário é uma calçada de cimento comum em frente a uma residência com uma fachada de pedras decorativas e um grande portão branco de metal. A iluminação é natural e intensa, típica de um dia ensolarado, projetando sombras nítidas no chão que ajudam a definir a profundidade da cena. A atmosfera é de trabalho prático e rotineiro, refletindo a seriedade da prevenção de doenças em um contexto urbano brasileiro.
Equipes recolheram 225 toneladas até agosto

Até o dia 08/09, foram registradas, em dados provisórios, 7.417 notificações, com 81 confirmações de dengue e nenhum óbito. Em dados consolidados, no mesmo período de 2025, foram 22.032 notificações, 5.777 confirmações e 5 óbitos e em 2024, 60.935 notificações, 29.290 confirmações e 16 óbitos.

O arrastão integra o conjunto de ações permanentes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para estimular a população a intensificar a verificação de possíveis criadouros dentro das residências, além de orientar sobre as medidas de combate ao mosquito e reforçar a importância da participação de todos para evitar a proliferação do vetor.

PREVENÇÃO – Dez minutos por semana bastam para incluir rotinas de prevenção contra o Aedes aegypti. É preciso ficar atento em locais e equipamentos que podem acumular água, mesmo aqueles que não parecem óbvios, como ralos em locais externos e reservatórios de degelo de geladeira, por exemplo.

É importante também receber bem os agentes de saúde e de endemias que vão até as casas para orientar e vistoriar. Eles são aliados essenciais no combate à dengue, zika e chikungunya.

Entre os principais cuidados para prevenir a dengue estão eliminar focos de água parada, manter pratos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas com a boca para baixo, limpar calhas, não descartar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, tratar piscinas com cloro, evitar o acúmulo de água em pneus e lavar semanalmente os bebedouros de animais.

O uso de repelente, que pode ser retirado gratuitamente por gestantes e pessoas com dengue nas unidades de saúde, também é recomendado, especialmente em ambientes fechados. Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.

VACINA – A vacina contra a dengue segue disponível na rede municipal de saúde para crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto UBS Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nos feriados e pontos facultativos, as unidades permanecem fechadas e portanto, não há vacinação.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.